A Ford criou uma área interna chamada "Team Edison", numa alusão à Thomas Edison o inventor da lâmpada elétrica. Claro, o objetivo da equipe é realizar seus programas de SUVs elétricos e o Mustang Mach-E é o primeiro veículo dessa nova geração de EVs que a montadora promete a partir de 2020.
LEIA MAIS: Ford Mustang Lithium, Chevy E-10 e Bronco R querem dar alma aos eletrificados
O Ford Mach-E vai competir com marcas de grife com os modelos Mercedes-Benz EQC, Jaguar I-Pace, o Audi e-Tron, Volvo XC40 e Tesla Model Y que criam uma nova faixa de mercado: o “SUV verde”’de luxo. Com exceção do Tesla, num primeiro momento, os demais SUVs elétricos estarão no Brasil.
Segundo a Ford, o Mach-E tem seu design inspirado no cupê esportivo Mustang. Será uma linha de elétricos com cinco versões. Vai começar com o modelo “First Edition” de produção limitada, numa exclusiva cor azul e terá uma autonomia de 430 km e é capaz de rodar de 0 a 100 km/h em 5 segundos. O modelo básico é o Mach-E “Select” e terá um alcance de 370 km e também precisa de 5 segundos para percorrer 0 a 100 km/h.
SUVs elétricos premium
Outro modelo é o “Premium" com autonomia de 484 km. Há também o GT com autonomia de 375 km e aceleração de 3 segundos no 0 a 100 km/h. Finalmente, a edição “California Route I”, mais focada para as viagens, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos, alcance de 482 km com uma carga.
LEIA MAIS: Saiba quais são as novidades de carros elétricos e híbridos no Japão
Você viu?
Já o Mercedes-Benz EQC, totalmente elétrico, será equipado com dois motores elétricos – um em cada eixo – capazes de entregar 408 cv de potência combinada e 78 kgfm de torque. Oferece 400 quiômetros de autonomia. Já a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. O modelo mede 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e tem 2,87 m de entre-eixos.
O Jaguar I-Pace já está à venda. Também tem dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íons de lítio de 90kWh que rendem 400 cavalos e 69,6 kgfm de torque. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e oferece autonomia até 470 km com apenas uma carga da bateria. A tração é integral cada motor movimenta um eixo.
O SUV e-Tron é o primeiro modelo elétrico da Audi já no mercado. Tem dois motores elétricos, um em cada eixo. O motor dianteiro rende 125 kW e o traseiro, 140 kW. São cerca de 362 cv combinados. O torque é de 57,2 mkgf. O conjunto garante uma autonomia de mais de 400 km. Permite arrancar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos.
O Volvo XC40 terá a versão elétrica, chamada de Recharge – “recarregar”, em inglês –, é já foi apresentada no exterior. O SUV recebeu dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de gerar 408 cv de potência combinada e com autonomia para rodar até 400 km sem precisar de recarga. Em relação ao modelo convencional, A bateria fica alocada no assoalho do carro.
LEIA MAIS: Fusão entre PSA e FCA vai beneficiar 12 marcas com modelos eletrificados
O projeto mais ambicioso é o SUV compacto Tesla Model Y totalmente elétrico em quatro versões. O "Long Range" tem bateria para no dirigir até 480 km com uma só carga. Ele chega a 209 km/h e vai de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. Possui dois motores e tração nas quatro rodas; ele tem alcance de 450 km. O modelo "Performance" vai de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, e atinge velocidade máxima de 240 km/h.
Sobre o lançamento da Ford, um Twitter de Elson Musk, CEO da Tesla, resume este artigo: “Parabéns pelo Mach -E!. SUVs elétricos / sustentáveis são o futuro !! Animado por ver este anúncio da Ford, pois também encorajará outras montadoras a se tornarem elétricas”.