O conceito “Vision Urbanaut” dará origem as futuros modelos Mini elétricos, incluindo um crossover
Divulgação
O conceito “Vision Urbanaut” dará origem as futuros modelos Mini elétricos, incluindo um crossover


A Mini será a primeira marca do grupo BMW a se tornar totalmente elétrica. Ela planeja lançar seu último modelo a gasolina em 2025 e a partir da próxima metade da década, irá trocar os seus modelos a combustão por carros movidos à eletricidade. A Mini está de olho na mudança radical prevista no setor automotivo internacional.


A montadora Mini é uma marca focada em carros esportivos urbano pequenos. Fabrica em Oxford, na Inglaterra, os modelos Cooper, Clubman e Countryman em várias versões incluindo conversível. Agora ela quer avançar no segmento elétrico.

A empresa vai apresentar em breve um novo crossover EV, baseado num conceito de van elétrica autônoma. Chamado “ Vision Urbanaut ”, esse futuro veículo oferecerá mais espaço interior e versatilidade sem abandonar pegada caracteristica da Mini.

O MINI Cooper SE EV é o primeiro veículo totalmente elétrico da famosa montadora de carros urbanos de luxo
Divulgação
O MINI Cooper SE EV é o primeiro veículo totalmente elétrico da famosa montadora de carros urbanos de luxo


Você viu?

Atualmente a Mini já fabrica um veículo totalmente elétrico, o Cooper SE que deverá chegar ao Brasil no segundo semestre. O modelo tem baterias de íons de lítio de 32,6 kWh e o motor elétrico gera o equivalente a 184 cv de potência.

Esse conjunto permite que o carro rode até 234 km sem necessidade de recarga. É possível carregar as baterias do Cooper EV em tomadas domésticas com um carregador portátil. Há também um sistema de carregamento rápido, chamado Wallbox.

No segmento de veículos elétricos, a montadora já oferece no mercado brasileiro a versão híbrida plug-in Cooper SE Countryman ALL4. Essa miniperua eletrificada combina um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico de 84 cv. A potência combinada é de 224 cv.

O Mini Countryman All4 é um modelo híbrido plug-in já disponível no Brasil
Divulgação
O Mini Countryman All4 é um modelo híbrido plug-in já disponível no Brasil



A bateria do Mini Cooper SE Countryman All4 tem uma capacidade otimizada de 10,0 kWh – que permite percorrerer até 52 km em modo puramente elétrico. Com a sua tração integral, o veículo tem uma vocação urbana com uma autonomia total de até 500 km. De qualquer forma, a decisão da Mini de ser uma marca totalmente elétrica é importante para ela se manter nos maiores mercados do mundo. A Alemanha, por exemplo, está planejando o fim das vendas de veículos movidos a gasolina a partir de 2030.

O Reino Unido, lar da marca Mini , tem una proposta de proibição até 2035. Grande parte da Europa e a China também querem evitar carros à gasolina. Outros fabricantes definem seus planos de parar a produção de veículos a gasolina e diesel nestes mercados. Ou seja, os automóveis com emissão zero estão na agenda das grandes montadoras, pelo menos no mercado automotivo internacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!