A Fiat aposta em seu novo sedã, que chega em substituição ao Linea e ao Grand Siena, que passa a ser vendido apenas na versão com motor 1.0. Trata-se do Argo de três volumes, apesar de ter mais coisas do que seu irmão hatch. O Fiat Cronos tem um design jovem e a marca italiana vai apostar no preço das versões de entrada para ganhar espaço ocupado pelos concorrentes (estima-se que o carro deverá partir de algo em torno de R$ 58 mil e atingir cerca de R$ 80 mil na versão mais equipada).
LEIA MAIS: Fiat Cronos é mostrado na Argentina antes de chegar às lojas. Saiba mais
O design tem linhas dinâmicas que percorrem e unificam todos os elementos da carroceria. A dianteira do Fiat Cronos se destaca por seus traços fortes, com aspecto musculoso e de capô alongado, estilo típico de modelos esportivos. Essa característica é reforçada pelos faróis, que invadem as laterais com uma assinatura em LED, e é complementada pela grade com elemento central cromado, que também demonstra o refinamento do sedã.
As laterais revelam uma superfície vigorosa que se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED com desenho angulado. A tampa abriga o maior porta-malas entre os concorrentes diretos, com 525 litros de capacidade. Segundo a Fiat, o Cronos traduz um novo tempo para o desenho dos sedãs no mercado brasileiro. O estilo arrojado aliado à sofisticação do novo Fiat Cronos se repete no interior, com ampla sensação de espaço e modernidade. Sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em todas as versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante com comandos de áudio e telefonia, conteúdo igualmente de série em todas as versões do Cronos.
LEIA MAIS: Às vésperas da chegada do Fiat Cronos, Grand Siena tem descontos
Quadro de instrumentos com display de 7 polegadas em alta definição, o sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.
Esta sofisticação tecnológica se repete em todo o conjunto mecânico, ancorado na nova geração de motores da FCA. São duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas). O sedã da Fiat oferece airbags laterais, ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill Holder) e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis. O Fiat Cronos possui quatro versões, todas bem equipadas e dotadas de um pacote de conteúdos de série.
Versões e equipamentos
A versão Drive 1.3 com câmbio manual é equipada com motor Firefly. de quatro cilindros. de de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. O Fiat Cronos Drive 1.3 MT traz como itens de série o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, sistema ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e outros.
LEIA MAIS: Volkswagen lança sedã compacto Virtus a partir de R$ 59.990
A Drive 1.3 vem com câmbio GSR automatizado, de cinco marchas, com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. A versão traz ainda paddle shifts atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3 MT, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) que garante a dirigibilidade e estabilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
A versão Precision 1.8 é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS, de 139 cv, (com 100% etanol). Esse motor conta com o sistema de coletor de admissão variável, que
garante mais força em baixas rotações. O câmbio é manual. São itens de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3 MT, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme e todos os sistemas de segurança das outras versões.
Já a Precision 1.8 AT6 conta com câmbio automático de seis marchas, o mesmo
utilizado na picape Fiat Toro. O Cronos é o primeiro sedã compacto Fiat a receber esse
tipo de transmissão. Além de seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o
motor 1.8 E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function
, que auxilia na economia
de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o
que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.