Há uma década, quando os scooteres já eram populares mas ainda sofriam um certo preconceito, a chegada do Dafra Citycom 300 deu uma guinada nesse segmento, fazendo com que esses versáteis veículos pudessem ter uma utilidade mais abrangente. Foi um sucesso desde então, liderando até hoje seu mercado.
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Com tecnologia taiwanesa da Sym, a Dafra passa agora a oferecer uma versão mais atual do seu scooter, o Citycom HD 300, apresentado ao público no Salão Duas Rodas do ano passado. Não se trata de um substituto do atual scooter Citycom S 300i , mas de um novo produto, posicionado ligeiramente acima.
Para tanto, o novo Dafra Citycom HD 300 tem algumas melhorias em relação ao S 300i, como novos componentes de carenagem, com linhas mais angulosas, o que lhe confere visual levemente diferente, farol de led, novo painel de instrumentos, maior capacidade do compartimento debaixo do banco e bagageiro com suporte para bauleto.
As novas carenagens deixaram o Citycom HD 300 com um porte mais leve, confirmado pelos 13 kg a menos do novo scooter . Isso, aliado à sua menor largura, o deixou mais ágil e fácil de ser pilotado. Com a mesma mecânica do S, mas com os mesmos valores máximos de torque e potência surgindo 500 rpm antes, a sensação de pilotagem é que o Citycom HD é mais rápido e veloz do que o S.
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Para ganhar 8 litros no compartimento debaixo do banco, no Citycom HD a bateria foi deslocada desse espaço para o interior do escudo frontal. E essa alteração foi responsável pela maior diferença entre as duas versões, pois o farol do HD fica no guidão. Aí entra o gosto de cada um dos candidatos a proprietários de um scooter Citycom: eu prefiro o farol fixo no anteparo, como é o caso do S 300i.
Mais detalhes do Dafra Citycom HD300
Outro fator para a escolha entre um dos dois pode ser o preço. Custando R$ 3.000 a menos, é muito provável que o Dafra S 300i continue a ser o líder disparado nesse segmento. O para-brisa é um item sempre polêmico em uma motocicleta ou scooter, mas a falta desse equipamento no novo Citycom HD 300 pode ser mais um motivo para que ele não supere o S 300i nos números de vendas.
O Dafra Citycom HD 300 chega custando R$ 21.490, com frete incluso, e não substitui o veterano Citycom S 300i, que tem freios CBS e continua sendo comercializado, custando R$ 19.990 também com frete incluso.
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No site da marca, esse modelo tem um bônus de R$ 1.500, ou seja, ele custa R$ 18.490. O Dafra Citycom S 300i ABS deixa de ser comercializado, mas no site essa versão ainda consta como disponível, até o fim do estoque, custando R$ 21.990, com frete incluso, e ainda com um bônus de R$ 1.500.
Os concorrentes dos dois Citycom são o scooter Honda SH 300i, que custa R$ 20.990, mas tem um porte mais esguio, e o novo Yamaha XMax 250 , que acaba de ser lançado por R$ 20.990. Este último tem o porte bem parecido com o Dafra e deverá ser seu maior rival.
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Com o segmento agora mais disputado, para quem quiser entrar na onda dos scooteres médios, como o Dafra Citycom HD300 , o melhor a fazer é experimentar cada um deles e tirar suas próprias conclusões.