![A versão Adventure vem com suporte para malas laterais e faróis auxiliares que conta com led no lugar de lâmpadas A versão Adventure vem com suporte para malas laterais e faróis auxiliares que conta com led no lugar de lâmpadas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8h/k1/ou/8hk1ou515vi9t05jpiigushht.jpg)
Uma coisa é falar da BMW F 850GS Adventure. Uma big trail aventureira na essência, com visual, porte e comportamento de aventureira. Outra coisa é falar da sua origem, contando a história da linhagem GS da BMW.
Com a BMW F 850GS Adventure 40 anos podemos falar dos dois assuntos, já que esta versão especial da motocicleta comemora o surgimento da primeira BMW GS, a R80 G/S de 1980.
O engenheiro Rudiger Gutsche, que era piloto de enduro e preparador de BMW para uso no fora de estrada, foi designado para criar uma nova motocicleta, que trafegasse com desenvoltura nas cidades, que atingisse altas velocidades em estradas e que superasse terrenos difíceis , com pedras, areia e lama.
Gutsche optou por utilizar o motor R80 , que já tinha os cilindros revestidos de Nickasil e ignição eletrônica, instalando-o no quadro da R65 , tubular, de berço duplo. O garfo dianteiro veio da R100 , mas a suspensão traseira era totalmente nova, um monobraço com o eixo-cardã interno. Estava criado o conceito Monolever.
Você viu?
![Os detalhes amarelos incluem o logotipo 40 anos na carenagem e GS no banco entre os detalhes exclusivos Os detalhes amarelos incluem o logotipo 40 anos na carenagem e GS no banco entre os detalhes exclusivos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/89/g2/5f/89g25fz7ait8gphbpmb4x3f2q.jpg)
Assim surgiu a BMW R80 G/S – abreviatura de Gelände Strasse, que significa campo e estrada, ou uso misto –, uma motocicleta que causou impacto em sua apresentação no Palácio dos Papas, no sul da França, em 1980. A motocicleta tinha ainda filtro de ar especial para uso na poeira e um escapamento dois-em-um elevado, para atravessar riachos. A partida elétrica era opcional.
![A BMW R80 G/S foi a pioneira, 40 anos atrás e entrou para a história das motos da marca alemã A BMW R80 G/S foi a pioneira, 40 anos atrás e entrou para a história das motos da marca alemã](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7s/gj/15/7sgj15c2jshkcj7g4590swjf8.jpg)
Para comemorar os 40 anos da BMW G/S , a BMW preparou uma gama de modelos especiais inspirados na primeira G/S , que são a F 750GS , a F 850GS , a F 850GS Adventure , a R 1250GS e a R 1250GS Adventure . Essas motocicletas foram lançadas no ano passado na Europa e só agora as mesmas versões começaram a ser produzidas no Brasil, em Manaus, AM.
Começamos experimentando a BMW F 850GS Adventure 40 anos . Em sua concepção básica, a BMW F 850 já é uma motocicleta de excepcional desempenho na estrada e fora dela, em trilhas ou caminhos de terra.
O motor bicilíndrico de exatos 853 cm3 desenvolve potência de 80 cv a 6.250 rpm , com torque de 8,76 kgfm a mesma rotação. É um motor de respostas muito vigorosas em altas rotações, apesar de um tanto ruidoso.
Entre as opções na hora de escolher uma BMW F 850GS estão os pacotes Premium e Premium+ , a versão Adventure e as cores vermelha, azul (Rallye) e preto com amarelo (40 anos). Os preços partem de R$ 68.500 e vão até R$ 76.500 , na versão Premium Adventure .
![Protetores de mãos amarelos e painel de instrumentos de TFT colorido faz parte dos itens de série da motocicleta da BMW Protetores de mãos amarelos e painel de instrumentos de TFT colorido faz parte dos itens de série da motocicleta da BMW](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1s/d1/v6/1sd1v6hqroy8hmzwnlowxnomp.jpg)
Além da pintura na cor preta com detalhes em amarelo, a BMW F 850GS Adventure 40 anos tem detalhes amarelos, como os protetores de mãos, apliques amarelos no banco de couro, guidão prateado e grade do radiador galvanizada. Tem ainda rodas douradas e garfo da suspensão pintado de preto. A carenagem preta tem a inscrição “40 anos” em amarelo.
A BMW F 850GS Adventure 40 anos conta com o novo sistema MSR – controle dinâmico de Freio Motor – que impede que a roda traseira trave em desacelerações muito bruscas.
A versão Adventure tem ainda o modo eletrônico PRO de condução, o suporte lateral para as malas, o sistema eletrônico de suspensão D-ESA, preparação para GPS e o assistente de trocas de marcha. Manoplas aquecidas, faróis auxiliares de leds, controle eletrônico de pressão dos pneus e sistema keyless de partida sem chave são outros itens de série na BMW F 850GS Adventure 40 anos.