Harley-Davidson Sportster Roadster e Sportster Forty-Eight: modelos da mesma marca, mas com características distintas
Gabriel Marazzi
Harley-Davidson Sportster Roadster e Sportster Forty-Eight: modelos da mesma marca, mas com características distintas

Para que qualquer mortal possa entrar no fascinante mundo Harley-Davidson, Sportster, que está completando sessenta anos desde o seu lançamento, em 1957, é o caminho mais natural. A caçula dessa família, a Iron 883, que mostrou seus atributos nesta coluna há exatamente um ano, geralmente causa um interessante desejo em seus usuários: aumentar a cilindrada.

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Não que os 883 cm 3 do motor Evolution, que as motocicletas da marca desde 1984 – também conhecido como Blockhead –, seja insuficiente para aguçar o espírito Harley-Davidson , mas é que no degrau seguinte na escala da cilindrada existem duas opções muito interessantes de H-D Sportster, a Forty-Eight e a Roadster, ambas com motor Evolution de 1.202 cm 3 . Mesmo muito parecidas quanto ao conjunto motor/câmbio – as duas XL 1200 têm motor V-Twin refrigerado a ar com caixa de cinco marchas –, elas têm enormes diferenças no estilo de pilotagem, o que acaba resultando também em algumas diferenças no perfil de quem procura uma Sportster.

A Harley-Davidson Sportster Forty-Eight tem esse nome devido ao tanque de combustível em forma de amendoim, que surgiu nesse ano (1948) nas Harley e acabou se tornando um ícone, mesmo infernizando seu usuários por muitas paradas para abastecimento, já que tem capacidade de apenas 7,9 litros de gasolina.

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Outra característica que não se pode nem pensar em mudar na Forty-Eight é o banco individual. Não é uma moto para levar acompanhante. Pode-se até trocar o banco e instalar a pedaleira para o garupa, mas aí a motocicleta perde sua mais forte identidade. Como em uma boa custom, as pedaleiras do piloto são avançadas, porém o guidão mais alto compensa um pouco a postura de alongamento muscular que ela exige. Se bem que o guidão é um componente altamente trocável em Harleys... Completa a lista de equipamentos de série da H-D Forty-Eight o largo pneu dianteiro de 130 mm de largura e aro de 16 polegadas, o inusitado marcador de nível de combustível no reservatório de óleo do freio dianteiro e os espelhos retrovisores virado para baixo do guidão. Puro estilo.

Pegada mais esportiva

A outra H-D Sportster, a Roadster, ainda cheira a novidade. No estilo Dark Custom, que troca cromados por preto fosco, a Roadster tem uma pegada mais esportiva, como sugere o guidão plano e o garfo dianteiro invertido. Para acompanhar o guidão mais baixo, as pedeleiras do piloto são recuadas, fazendo com que suas pernas fiquem mais dobradas porém não evitando os constantes hematomas na barriga da perna e canelas roxas, devido à sua localização mal planejada. Prefiro as pedaleiras da Forty-Eight.

A Roadster admite garupa, mas como o banco é inclinado para trás, o carona tem que se esforçar para ficar junto ao piloto. As rodas têm um interessante desenho de raios e o pneu dianteiro é de 19 polegadas de diâmetro interno.

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Com essa diferenças principais entre os dois modelos, a pilotagem de cada uma tem suas particularidades, o que também é afetado pelas diferenças em algumas dimensões das motocicletas. A Roadster tem maior distância livre do solo e maior distância entre-eixos, resultando em uma melhor capacidade de inclinação em curvas. O tanque de combustível da Roadster é bem maior, com 12,5 litros de capacidade, o que permite menos visitas aos postos de abastecimento. Além disso, a Roadster tem um grande conta-giros analógico, onde a Forty-Eight tem um também grande velocímetro analógico. Cada uma com suas necessidades.

Na hora de escolher uma das duas motos da Harley-Davidson, então, valerá o gosto e o temperamento do comprador, um pouco mais agressivo ou um pouco mais comportado. Isso porque elas custam quase o mesmo, R$ 47.600 para a Forty-Eight e R$ 48.600 para a Roadster.

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