A fascinação por motocicletas equipadas com motores de quatro cilindros em linha é antiga, mas foi com a Honda CB 750 Four, de 1969, que ela atingiu praticamente todos os motociclistas, mesmo aqueles que nunca tiveram em suas mãos uma quadricilíndrica. A princípio a atração era principalmente visual, já que o largo motor praticamente extrapolava os limites laterais demarcados pelo tanque de combustível, criando uma aparência musculosa. Mas era também auditiva, pois logo se descobriu o famoso escapamento quatro-em- um, sem silencioso, resultando em um dos mais belos roncos oriundos de uma motocicleta.
Quase 50 anos depois, uma das muitas descendentes da CB 750 Four, a Honda
CBR 650F – e sua versão naked CB 650F –, não precisam mais do visual do motor e nem do som do escape para atrair seus adeptos, mas sim de bastante tecnologia e precisão de pilotagem. Lançadas já como versões 2018, as duas 650 produzidas em Manaus, AM, foram apresentadas à imprensa em um local igualmente cativante: o novíssimo Autódromo Internacional de Curvelo, em Minas Gerais, na cidade de mesmo nome distante 164 km de belo Horizonte. O Circuito dos Cristais, como já é conhecido, foi perfeito para essa avaliação, com seus 4.400 metros de pista e 17 curvas de vários tipos, inclusive em desnível. Tudo fez parecer o trabalho uma grande diversão, moto e pista.