Tamanho do texto

Para o fim de ano na estrada, o baú é o complemento ideal para as pequenas malas laterais da Kawasaki Versys-X

Kawasaki Versys-X 300 Tourer, com seus itens extra e um baú de lambuja
Gabriel Marazzi
Kawasaki Versys-X 300 Tourer, com seus itens extra e um baú de lambuja

Quem disse que para cair na estrada é preciso ter uma super estradeira? Lançada há cerce de três meses, a nova Kawasaki Versys-X 300 é uma multiuso no sentido da palavra, uma vez que atende a requisitos básicos para qualquer tipo de utilização, do dia a dia urbano a viagens de lazer.

LEIA MAIS: Harley-Davidson Slim passa por dieta para garantir pilotagem enxuta

Depois do primeiro contato com a nova Kawasaki na ocasião de seu lançamento, que ocorreu em setembro do ano passado na cidade litorânea de Paraty, RJ, nada melhor que rodar com a motocicleta na selva urbana paulistana, com direito a uma pequena esticada ao litoral paulista para conferir seus dotes estradeiros.

A versão mais equipada da Versys-X é a Tourer, que vem com duas pequenas malas laterais, um par de faróis auxiliares, protetores de manetes e de motor, freios ABS, cavalete central e tomada 12 volts no painel. Essa foi a versão escolhida para esse passeio.

LEIA MAIS: BMW R 1200 GS mostra que tradição nunca sai de moda

Em uma semana driblando o trânsito pesado da capital, as malas laterais de plástico não impediram a passagem da motocicleta por entre os carros, já que elas são estreitas e a moto é bastante ágil. Apenas por duas vezes elas deram ligeira esbarrada em algum veículo de carroceria mais larga nas laterais, coisa pouca. O ideal para uso urbano seria a versão de entrada, que vem sem as malas (pode ter freios ABS ou não), o que deixa o piloto um pouco mais tranquilo no trânsito. Para a estrada, no entanto, escolhi a Tourer.

Pena que as malas laterais, que usam a mesma chave da ignição para trancá-las, não tem um sistema rápido de “põe-e-tira”, o que poderia facilitar muito a vida urbana de quem optou pela versão completa. As malas são parafusadas e exigem um certo trabalho para serem retiradas.

De qualquer forma, as malas são muito úteis mesmo no uso diário, pois é possível levar transportar documentos, pequenos objetos e uma capa de chuva, com quase a mesma versatilidade de um scooter. Só não há como prender um capacete na moto, e para isso instalei um pequeno baú no bagageiro, meu velho baú italiano que me acompanha há mais de 20 anos. Agora, sim, a Versys-X ficou completa.

Na estrada, o bauzinho complementa o espaço para bagagem e os equipamentos da Tourer também fazem diferença, em especial o ponto de energia no painel, que permite manter seu celular carregado. Para quem usa esse dispositivo como indicador de rotas, fixado no painel, a tomada está na posição ideal.

Os faróis auxiliares não são de longo alcance, de forma que não iluminarão a estrada ao longe, mas são muito úteis para iluminar as laterais da via e para aumentar a visibilidade da motocicleta, um grande ponto a favor da segurança. Tanto na estrada quanto na cidade, os faróis auxiliares ajudam a motocicleta ser vista por outros motoristas.

Um ponto de destaque na Kawasaki Versys-X é o conforto, em relação à posição de pilotagem. Se por um lado a grande altura do banco sacrifica um pouco montá-la e desmontá-la, principalmente com as malas laterais e, mais ainda, com o baú instalado no bagageiro, uma vez montado a posição do piloto é ótima. A motocicleta é, também, muito estável em retas e em curvas.

Tocada esportiva

O mesmo câmbio utilizado nas esportivas Z300 e Ninja 300, no entanto, exige que na estrada o motor trabalhe em altas rotações mesmo em velocidade de cruzeiro, mais ainda do que as esportivas, pois a coroa da Versys-X tem 4 dentes a mais. Nesse caso, o melhor a fazer é pilotar a X como uma esportiva, o que pode ser bastante agradável devido ao competente bicilindro de alta rotação e 40 cv de potência.

LEIA MAIS: Honda Biz 2018 agora tem freios combinados

Na cidade, as relações curtas da X favorecem uma pilotagem tranquila, sempre com torque disponível para uma acelerada oportuna. A escolha da Kawasaki Versys-X 300 passa pela análise de suas concorrentes, todas monocilíndricas – Honda XRE 300, Yamaha XTZ 250 e a BMW G 310 GS que vem por aí. Em sua versão básica, a Versys-X custa R$ 22.990, nas cores laranja ou cinza. Com ABS, ela custa R$ 24.990 com a única opção da cor verde. Já a Tourer custa R$ 26.990 e pode ser verde ou cinza. Até o último dia de 2017, a Kawasaki estava oferecendo a família Versys-X com um bom desconto de lançamento, para as primeiras 200 unidades vendidas. Quem sabe não sobrou alguma com um boa condição de compra, neste início de 2018?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.