Tamanho do texto

Sedã parte de R$ 55.900 com desenho moderno, sobra de espaço no porta-malas e com baixo consumo

O sedã compacto Fiat Cronos é apresentado, feito com a mesma base do hatch Argo. A novidade é para quem precisa de mais de espaço no porta-malas (que tem generosos 525 litros capacidade) e gostou do estilo arrojado do modelo da marca italiana, entre os principais atrativos.

LEIA MAIS: Fiat Cronos 1.3 GSR: confira as primeiras impressões do novo sedã

Ao contrário do rival Volkswagen Virtus, o Fiat Cronos conta com a mesma distância entre-eixos da versdão hatch, mas o carro é capaz de levar quatro ocupantes de forma bem tranquila, desde que não sejam muito altos. Já o porta-malas é um dos destaques do sedã. Apesar disso, aparentemente, não é possível notar tal espaço, já que o estilo do modelo tem a parte traseira curta, dando um ar de hatch compacto para ele.

 A coluna traseira é bem inclinada, mas a tampa do porta-malas é alta, o que ajudou a aumentar a área de carga do do porta-malas do Cronos. Se pararmos para analisar, a parte traseira do modelo é bem semelhante ao do Audi A3 Sedan, lantertnas traseiras estreiras com LED no lugar das lâmpadas convencionais e um ressalto na tampa do porta-malas, com se fosse uma espécie de defletor de ar.

LEIA MAIS: 0 perguntas (e respostas) que explicam a que veio o Fiat Cronos

A parte dianteira também é diferente. Apesar de ser uma versão sedã do Argo, o Cronos tem capô, grade e para-choque diferente do hatch, o que o deixa com um ar mais sóbrio e conservador. Já na parte interna, nada muda, o estilo mais esportivo, cheio de texturas e cortes nas portas e console também se faz presente no Cronos.

Versão mais equilibrada

Fiat Cronos 1.3: com motor FireFly, de 109 cv, o sedã tem o melhor conjunto entre as versões  disponíveis atualmente
Renato Maia/Falando de Carros
Fiat Cronos 1.3: com motor FireFly, de 109 cv, o sedã tem o melhor conjunto entre as versões disponíveis atualmente

A versão do vídeo é a Drive 1.3 FireFly, que parece ser a versão mais honesta e equilibrada do Cronos. O motor de 1.3 litro de cilindrada, com 8 válvulas, rende até 109 cavalos de potência e 14,2 kgfm de torque, força que aparece em medianos 3.500 rpm. Mesmo assim, o carro mostra certa agilidade. Além de esperto, o sedã é bem econômico, fazendo uma média de 8,5 km/h na cidade, com etanol, de acordo com os números divulgados pelo Inmetro. 

Além disso, o Cronos 1.3 mostrou que não deixa muito a dever ao comportamento das versões 1.8.  Como o motor é leve e com bom torque, o sedã se torna ágil na cidade e cumpre bem seu papel no dia a dia do trânsito na cidade. Mas é bom ter certa cautela na estrada, principalmente nas ultrapassagens, já que pode faltar fôlego, o que exige calcular uma boa margem de segurança antes de fazer a manobra.

LEIA MAIS: Fiat Cronos quer matar dois Chevrolet com uma cajadada só

O que assustou um pouco é o preço. Um carro igual ao que aparece no vídeo acima é vendido por cerca de R$ 63.000, lembrando que a versão sem opcionais custa R$ 55.900. Entre os principais destaques dos itens de série da versão Drive está a central multimídia com tela de 7 polegadas e entrada USB para quem for sentado no banco traseiro.

E na lista de opcionais do Fiat Cronos Drive 1.3 há faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.

Fiat Cronos 1.3 Drive

Preço: a partir de R$ 55.900

Motor: 1.3, quatro cilindros, flex

Potência: 109 cv (E)/ 101 (G) a 6.250 rpm

Torque: 14,2 kgfm (E) / 13,7 kgfm (G) a 3.500 rpm

Transmissão: Manual, de cinco marchas

Suspensão: Independente McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)

Dimensões: 4,36m de comprimento, 1,72m de largura, 1,51m de altura e 2,52m de entre-eixos

Tanque: 48 litros

Consumo: 8,8 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. 12,7 km/l na cidade e 14,8

km/l na estrada com gasolina

0 a 100 km/h: 11,5 segundos

Vel. max: 182 km/h

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.