Com as vendas de junho impulsionadas pelo curto programa de incentivos fiscais
do Governo Federal houve reflexos no acumulado do primeiro semestre. O crescimento foi de 10% de veículos leves e pesados em relação ao mesmo período de 2022.
A normalização na produção levou o Onix de volta à liderança entre os hatches compactos. Mas o melhor desempenho foi do Polo que em apenas um ano passou de 1% para 19% no segmento graças à versão de entrada Track, deslocando o HB20 da segunda para a terceira colocação.
O Corolla chegou a uma participação recorde no histórico de classificação desta coluna desde o seu início em 1999: 81% entre 12 concorrentes. Mas também se destacaram os BMW Série 3/4 com 71% de nove concorrentes. A chegada da picape Montana afetou a ex-recordista de participação entre todos os segmentos: Strada já alcançou quase 80%, porém enfrentou um mergulho para “apenas” 57%, embora ainda lidere com folga.
Houve mais três vencedores no primeiro semestre deste ano frente ao resultado de 2022. Panamera superou o Taycan (numa “briga” em família entre os sedãs grandes da marca Porsche); Cayenne deixou para trás os BMW X5/X6; Tracker caiu para o terceiro lugar, entregando a liderança para o T-Cross que penou para superar o Creta: 13,5% de participação contra 13% do rival sul-coreano.
Criei agora mais duas categorias para acompanhar a evolução das novas tecnologias: híbridos e elétricos. Estas representam apenas 5,6% e 0,6%, respectivamente, das vendas totais de modelos leves. Corolla Cross e XC40, respectivamente, lideraram no primeiro semestre do ano.
Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (oferta reduzida) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e de maior importância dentro do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
Hatch subcompacto: Mobi, 53%; Kwid, 46%. Kwid avançou.
Hatch compacto: Onix, 22%; Polo, 19%; HB20/X, 17%; Argo, 16%; Yaris, 5,9% ; 208, 5,8%; C3, 5,7%; City, 3%; Sandero/Stepway, 2%. Volta a liderar o Onix.
Sedã compacto: Onix Plus, 38%; Cronos, 20%; HB20S, 10,5%; Virtus, 10,3%; City, 7%; Yaris, 6%; Versa, 4%; Logan, 1%; Ampliada a vantagem do líder.
Sedã médio-compacto : Corolla, 81%; Sentra, 8%; Jetta, 3%. Corolla avançou ainda mais.
Sedã médio-grande : BMW Série 3/4, 74%; Mercedes Classe C, 8%; Audi A5/S5/RS5, 7%. Líder incontestável.
Sedã grande : Panamera, 39%; Taycan, 32%; Han, 12%. Panamera de volta à liderança.
Esportivo : Mustang, 50%; BMW M3/M4, 40%; Challenger, 5%. Mustang manteve posição.
Esporte : 911, 57%; 718 Boxster/Cayman, 20%; F-Type, 6%. Inabalável o 911.
SUV compacto : T-Cross, 13,5%; Creta, 13%; Tracker, 12%; Renegade, 9,4%; Kicks, 9,3%; Pulse, 9,1%; Nivus, 8,8%; HR-V, 8,7%; Fastback, 7%; Duster, 5%; Tiggo 5x, 2%. Briga intensa pela liderança.
SUV médio-compacto : Compass, 46%; Corolla Cross, 32%; Taos, 10%. Compass firme.
SUV médio-grande : Commander, 29%, SW4, 19%; Tiggo 8, 10%. Líder com folga menor.
SUV grande : Cayenne, 23%; BMW X5/X6, 14%; XC90, 13%. Cayennne recupera liderança.
Picape pequena : Strada, 57%; Saveiro, 21%; Montana, 16%. Strada, líder, encolhe um pouco.
Picape média (carga 1.000 kg) : Toro, 30%; Hilux, 25%; S10, 16%. Liderança mantida da Toro.
Híbridos : Corolla Cross, 19%; Corolla, 12%; Tiggo 5x, 8%.
Elétricos : XC40, 28%; Yuan Plus, 13%; C40, 9%.