Tamanho do texto

Imagens mostram detalhes do sedã com motor 2.3, de quatro cilindros e 140 cv, o primeiro do Brasil com duplo comando de válvulas no cabeçote

A Alfa Romeo tem exatos 107 anos de história. Durante todo esse tempo a marca milanesa escreveu sua trajetória com modelos inconfundíveis, tradição de sobra e também uma veia no automobilismo que marcou época em grandes circuitos e prova, como Targa Florio e 24 Horas de Le Mans. No Brasil a Alfa Romeo chegou na década de 60. Os famosos FNM 1250, mais conhecidos como JK, traziam requinte e elegância de sobra em relação ao Aero Willys e também marcaram época nas pistas. Entre seus modelos de sucesso no País, destacou-se do Alfa Romeo 2300.

LEIA MAIS: Confira quais são os carros mais belos que já fabricaram até hoje

 O Alfa Romeo 2300 foi lançado na década de 70 e trazia inovações tecnológicas além do design cheio de personalidade. Além disso acabamento e conforto acima da média eram seus diferencias. O motor de 2,3 litros com duplo comendo de válvulas desenvolvia 140 cv e 21 kgfm de torque, o primeiro com duplo comando de válvulas no cabeçote que equipou um carro fabricado no Brasil. 

 A história do raro exemplar que aparece nas imagens do vídeo acima é bem curiosa. Ele foi abandonado há vários anos nas ruas de Moema chamando atenção de quem passava. Uma dessas pessoas foi Marcelo Paolillo, dono de uma coleção de Alfas 2300 e outros modelos da Fiat, que se apaixonou à primeira vista quando viu o carro e resolveu dar nova vida ao sedã com apelo esportivo.

LEIA MAIS: Veja 10 carros legais que são vendidos na Argentina, mas não no Brasil

 O modelo tem uma trajetória marcada por altos e baixos no Brasil e talvez tenha sido um modelo à frente do seu tempo. Motor de alumínio, freios a disco nas quatro rodas e câmbio de cinco marchas eram alguns de seus diferenciais, anos-luz à frente da concorrência.

Ao volante

undefined arrow-options
Divulgação
Raro exemplar do sedã Alfa Romeo 2300 foi abandonado nas ruas de Moema, em São Paulo, mas acabou sendo restaurado

 Já guiar um modelo da Alfa Romeo é uma experiência altamente recomendada para qualquer apaixonado por carros. A posição de dirigir é alta, com destaque para a boa altura da alavanca de câmbio e os pedais próximos, um convite para os sonoros punta- taccos durante as reduções.

LEIA MAIS: Veja 10 fabricantes que desistiram do Brasil. Confira a lista completa

A marca italiana foi mal gerida no Brasil e esse fator, somado ao preço elevado, fez com que a Alfa nunca tivesse o prestígio merecido em nosso mercado. Mas para quem gosta de um belo automóvel o charme do Alfa Romeo 2300 será sempre algo especial. Arrivederci!