O VW Passat fez história no Brasil. O modelo médio foi lançado por aqui                    
em 1974. Vale lembra que naquela época a marca enaltecia os feitos e qualidades do                    
motor boxer refrigerado a ar em detrimento da concorrência e seus propulsores que                    
sempre aqueciam na subida da serra.
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Mas a história mudaria com a chegada do                     VW Passat
. Como típico modelo alemão trazia um                    
visual limpo, austero e com personalidade. No início a empresa sofreu para emplacar a                    
novidade, justamente por causa da política de marketing e dos consumidores típicos já                    
acostumados com outro padrão.
Porém o público passou a conhecer o Passat e logo suas qualidades técnicas se                    
sobressaíram. O ano de 1976 marcou a chegada da versão TS, esportivo de verdade, que                    
trazia faixas nas laterais, carburação dupla e um espírito que conquistou os jovens que                    
podiam pagar caro pela novidade.
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O Salão do Automóvel de 1978 trouxe a primeira novidade. A nova frente com faróis                    
quadrados dava maturidade ao carro, apesar de que sempre gostei mais da primeira                    
versão. A versão TS continuava como objeto de desejo com motores de 1,6 litro e 1,5                    
litro, abastecido com álcool e gasolina, respectivamente.
Preparação de época
 
                      Na época surgiram diversas receitas de preparação. Um dos sonhos máximos de                    
consumo podia ser visto assim que a tampa o capô fosse aberta orgulhosamente pelo                    
proprietário para impressionar os amigos: os carburadores Weber 40 e suas belas                    
cornetas.
Foi exatamente o brinquedo de juventude que o dono desse TS 1980 resolveu recriar.                    
Além dos carburadores duplos vale salientar o comando de 296º. Guiando a maior                    
satisfação é pisar fundo para ouvir as cornetas puxando ar pra dentro com seu som                    
característico, algo que sempre provoca um sorriso no rosto.
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Como todo carburador de grande vazão estes também são um pouco chatos para                    
regulagem. Mas vale a pena. Quando o comando embaralha e o ronco do VW Passat clássico                    
ecoa pela rua a sensação é, verdadeiramente, singular.