Quando falamos em Ford Galaxie a primeira ideia que vem à mente é a palavra conforto. E não é pra menos. A suspensão com molas helicoidais fez história na indústria brasileira e qualquer pessoa que já tenha andado em um deles sabe exatamente sobre o que estou falando.

LEIA MAIS: Chevrolet Caravan com acessórios de época traz estilo esportivo

O Ford Galaxie , vale destacar, foi o primeiro carro de passeio produzido pela Ford no Brasil, em 1967. E não é exagero dizer que a marca entrou com o pé direito no segmento. Antes dele vieram o caminhão F600 e a picape F1, dois ícones do trabalho pesado e que também têm sua importância na trajetória da empresa por aqui.

O primeiro Salão do Automóvel, realizado no Parque do Ibirapuera naquele ano, recebeu os visitantes com essa grande novidade, literalmente falando. Mais de cinco metros de comprimento por pouco mais de dois de largura faziam – e ainda fazem – o modelo ser referência de mercado e nostalgia daquele período.

LEIA MAIS: Ford Corcel I: o Mustang brasileiro da década de 1970

O LTD chegou dois anos mais tarde para quem buscava ainda mais exclusividade, luxo e conforto. Um de seus diferenciais podia ser visto logo de cara: o teto de vinil. Além disso trazia ar-condicionado e também a opção da transmissão automática, algo bastante raro em modelos nacionais.

O que o clássico esconde sob o capô

Ford Galaxie: uma referência de sofisticação e nostalgia no Brasil
Renato Bellote
Ford Galaxie: uma referência de sofisticação e nostalgia no Brasil

Sob o capô tínhamos outro item diferente do Galaxie “comum”.  O motor de 272 pol³ dava lugar a um de 292 pol³, 4,8 litros e bem-vindos 190 cavalos. Vale lembrar que mesmo com o famoso bloco de 302 pol³ o carro nunca teve desempenho acima da média, por conta do peso.

LEIA MAIS: Ford Del Rey Série Ouro foi referência de luxo nos anos 80

Guiar o LTD é algo singular. A maciez da suspensão, à qual já me referi, realmente é um dos grandes predicados. Conforto, elegância e, nesse caso, temperatura extremamente agradável por conta do ar-condicionado ligado. Combinação perfeita com o câmbio manual de três velocidades.

O ano de 1971 marcaria a chegada do Landau e uma nova fase de luxo para a história do Ford Galaxie. Seu reinado terminou em 1983, com a versão à álcool, mas seu legado continua até os dias de hoje com centenas de fãs espalhados pelo país. Quem foi rei, como diz o ditado, nunca perde a majestade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!