Coleção no interior de São Paulo conta com versões de tiragem limitada como o Sport e o 4M
Reprodução/Renato Bellote
Coleção no interior de São Paulo conta com versões de tiragem limitada como o Sport e o 4M

O Passat , sem dúvida nenhuma, foi um dos maiores sucessos da  Volkswagen mundialmente falando. No Brasil não seria diferente, desembarcando por aqui na década de 70 revolucionando a gama da fabricante. Vale lembrar que até então apenas modelos com o clássico motor boxer refrigerado a ar eram vendidos pela marca alemã.

O Passat representou uma revolução tecnológica , pois trazia tração dianteira e o moderno motor de quatro cilindros refrigerado a água . Ele significou também uma mudança na própria filosofia da fábrica germânica, pois a partir daí passou a ter novos modelos em novas configurações.

O impacto do Passat em nosso país foi grande em termos de mercado. No início o público tinha uma certa desconfiança, visto que todas as propagandas da própria Volkswagen enalteciam as vantagens dos motores a ar . Mas logo a história começou a ter seus próprios capítulos com o enredo de muito sucesso e muitas vendas mensais. 

Particularmente, é o modelo sobre o qual eu tenho uma história pessoal e um apreço muito grande, visto que andei em alguns deles logo na primeira infância. Parece incrível, mas algumas coisas como textura e cheiro do estofamento ficam gravados no nosso subconsciente de uma maneira impressionante.

Passados 50 anos do seu lançamento , data comemorada neste ano, o modelo tem uma legião grande de fãs Brasil afora, seja ou de novos ou antigos aficionados que conhecem suas qualidades e seus predicados ao longo das décadas.

Um deles está na cidade de Mogi das Cruzes . A pequena coleção da GGS Motors traz alguns exemplares significativos que contam essa história toda desde os anos 70 até o ano de 1988, o último de fabricação.

Fizemos uma visita e pudemos ver por ali alguns exemplares bem clássicos, como o Sport e também o raríssimo 4M , versão comemorativa de 4 milhões de veículos Volkswagen vendidos no Brasil . Apenas 1000 unidades foram produzidas . E esta é uma ótima pauta para a próxima semana. Desejo uma boa leitura e uma Páscoa a todos!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!