Colega e leitor da minha coluna, agora eu quero dividir com você a felicidade que estou sentindo por passar a ter mais dois novos patrocinadores para me apoiar na difícil luta por mais conquistas no disputado Campeonato Brasileiro de Stock Car 2021, que começa no próximo dia 25 de abril, no Autódromo Internacional de Goiânia.
No ano passado, naquela pista, eu subi no pódio ao lado do vencedor Rubens Barrichello e do segundo colocado, Nelson Piquet Júnior , chegando em terceiro depois de largar dos boxes e começar a corrida no 24º e último lugar. É verdade! Foi emocionante.
Assim, além de contar novamente com os apoios de 2020 da Loctite, Hero, Pro Automotive, NGK do Brasil e Volt, o meu Toyota Corolla número 44 da Stock Car ficou novamente com um visual também atraente com a entrada da XP Private como o meu principal patrocinador e da Oakberry entre as empresas que fazem parte da boa estrutura financeira que tenho atualmente na categoria.
Depois de ver aqui algumas fotos ilustrativas dele e de outra feita recentemente na própria oficina da equipe RCM Motorsports , em Curitiba, onde está sendo cuidadosamente preparado para a corrida, em Goiânia, se tiver tempo, me diga, aqui no iG Carros, ou pelo meu Instagram @Brubap, o que você achou do seu novo layout. Sou suspeito, é claro, porém acredito que vai ser um dos mais bonitos entre os 30 carros que largarão na 1ª e 2ª provas de abertura da temporada.
Como é competir com ex-pilotos de F1 e Indy
Para quem começou com um “paitrocinador” apoiando no kart e nas minhas primeiras corridas de monopostos até na Europa, agora sinto muito orgulho por ter conquistado o apoio de todas essas empresas, como a própria Hero que foi o meu primeiro patrocínio na Stock, ao me contratar para a sua equipe, em 2018, para ser companheiro do campeão mundial de Fórmula E , Lucas Di Grassi . Com ele, aprendi muito no meu primeiro ano.
No ano seguinte, já dividi a equipe RCM Motorsports com o campeão da Stock de 2010, o Max Wilson , atual comentarista de Fórmula 1 e da própria Stock pela Band TV, com quem também assimilei boas dicas e até obtive resultados mais expressivos por conseguir minha primeira vitória na categoria.
Em 2020, fui parceiro do ex-piloto de F1, Ricardo Zonta , que pela sua competitividade direta comigo na equipe RCM me fez ser um dos pilotos mais rápidos de toda a categoria. Com este arrojo, conquistei até uma pole seguida de vitória em Cascavel, no Paraná. Pode pesquisar que foram poucos pilotos que conseguiram essa façanha no ano passado, lembrando que a primeira corrida depois do treino oficial é que dá mais pontos no campeonato.
Agora, na minha quarta temporada, acredito que chegou a hora de mostrar tudo que assimilei com eles e pilotos de elevado nível técnico de outras equipes. Sei que jamais um corredor deixa de aprender com os demais em toda a sua carreira. Mas adianto que estou na minha melhor fase, até de cabeça, para ter um nível de resultados ainda mais significativo nessa principal categoria do automobilismo brasileiro.
Você viu?
Quem me conhece mais de perto, sabe que não sou e nunca fui presunçoso, mas depois vencer uma corrida em 2019 e ser o piloto mais jovem a fazer uma pole seguida de vitória na última temporada, em Cascavel (PR), confesso que nunca entrei numa disputa de campeonato tão otimista como estou neste momento. E adianto que respeito, mas não tenho medo de nomes famosos que estão sendo muito destacados por já terem corrido na Fórmula 1 e na Fórmula Indy .
De fato, essa temporada da Stock está ainda mais recheada de pilotos que fizeram uma importante carreira no exterior, como os ex-pilotos de Fórmula 1 Rubens Barrichello , Nelson Piquet Júnior, Ricardo Zonta e, agora, Felipe Massa . Além, é claro, de Tony Kanaan , vencedor das 5 00 Milhas de Indianápolis de 2013 e campeão da Fórmula Indy, em 2014.
Confesso que quando entrei na categoria, em 2018 e nos outros dois anos, mesmo vencendo uma prova em 2019, eu não tinha essa confiança atual. Passei a ter logo após a minha primeira pole e vitória de Cascavel . Tanto que tive chances de vencer ou subir no pódio em praticamente três corridas seguintes, mas não controlei com total eficiência meu arrojo e perdi dois pódios que estavam nas minhas mãos. Provavelmente um Barrichello , ou qualquer um dos demais pilotos antes citados poderiam ter feito dois pódios arriscando menos do que eu.
GT Word Challenge e Endurance Cup
Se por um lado estou muito contente e confiante em fazer a minha 4ª temporada consecutiva na Stock, por outro fiquei chateado porque não poderei mais disputar também neste ano, o Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup (antigo Blancpain GT Series), como já tinha anunciado aqui.
O motivo é que por causa da pandemia e a atual situação do nosso país, nós brasileiros praticamente não estamos conseguindo entrar na maioria dos locais onde serão realizadas as competições.
Dessa forma, depois de ter assinado o contrato com a equipe alemã Get Speed Performance, onde correria no importante campeonato de resistência com um Mercedes-AMG GT3 , eu e a equipe achamos mais viável esperar melhorar a situação pandêmica mundial.
Mas tentarei fazer, pelo menos, duas provas de GT3 na Europa ainda este ano. Peço desculpas para você por ter feito uma coluna especialmente contando tudo sobre esse novo sonho meu que seria realizado e, infelizmente, não foi. Tô naquela de quem não é o maior, tem que ser o melhor. Entre nessa comigo e torça com ou sem o Fan Push. Tamo sempre junto!