Se você quiser ter uma ideia das verdadeiras forças da indústria automobilística mundial, esqueça o Brasil. O mercado brasileiro só é relevante na América do Sul. Alguns fabricantes que brilham aqui são apenas coadjuvantes na guerra mundial e outros, que não emplacam na terra dos Gol, Palio e Onix (nossos últimos campeões), vão muito bem lá fora.
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Para se ter uma ideia, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que disputa carro a carro a liderança com a GM (General Motors) no Brasil, é apenas a 9ª colocada no ranking mundial de vendas. E a GM, embalada pela forte presença da Chevrolet em Pindorama, ocupa a 4ª posição. A grande surpresa da indústria mundial em 2017 é a Aliança Renault-Nissan . O grupo franco-japonês foi o que mais vendeu carros de passeio e comerciais leves no mundo em junho, segundo a consultoria Focus 2 Move, que computou as vendas de 140 mercados. Foram 924 mil veículos leves vendidos das marcas Renault, Nissan, Dacia, Datsun e Mitsubishi (adquirida no ano passado por US$ 2,3 bilhões).
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Placar agregado
No ranking do primeiro semestre completo, a dobradinha Renault-Nissan também brilhou. Pela primeira vez nos últimos cinco anos um fabricante se intrometeu no meio da briga dos grupos Volkswagen (inclui Audi e outras marcas) e Toyota (inclui Lexus). Os números de venda globais do primeiro semestre e as variações em relação ao mesmo período do ano passado são os seguintes:
Volkswagen | 5,126 milhões | +0,9% |
Renault-Nissan | 5,072 milhões | +7,9% |
Toyota | 4,943 milhões | + 2,9% |
GM | 3,813 milhões | -0,3% |
Hyundai-Kia | 3,435 milhões | -11,9% |
Ford | 3,144 milhões | -2,1% |
Honda | 2,601 milhões | +9,5% |
FCA | 2,529 milhões | +1,8% |
PSA | 1,610 milhão | -5,6% |
Suzuki | 1,447 milhão | +9,3% |
Chama atenção as quedas vertiginosas de duas duplas: a coreana Hyundai-Kia (-11,9%) e francesa Peugeot-Citroën (-5,6%). Numa demonstração de que a indústria japonesa vive um bom momento, além da própria Aliança Renault-Nissan (que subiu 7,9% com o reforço da Mitsubishi), a Honda e a Suzuki tiveram os maiores crescimentos entre os 10 maiores grupos, com 9,5% e 9,3%, respectivamente.
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Quanto ao ranking de carros, o Japão continua dando as cartas, com dois modelos entre os quatro mais vendidos no primeiro semestre de 2017 – e ambos com sucesso também no Brasil. O Toyota Corolla lidera com 615 mil vendas, seguido da picape Ford F-Series (519 mil), do Volkswagen Golf (443 mil) e do Honda Civic (393 mil).