Renault Kwid: ressurgiu das cinzas e conseguiu o quinto lugar nas vendas de fevereiro, ficando entre Polo e Gol
Divulgação
Renault Kwid: ressurgiu das cinzas e conseguiu o quinto lugar nas vendas de fevereiro, ficando entre Polo e Gol

Com a força de um Incrível Hulk, o Renault Kwid mostrou que ainda tem energia para reagir no mercado. Depois de vários meses de problemas, com vendas fracas, o subcompacto produzido em São José dos Pinhais (PR) teve uma venda excelente em fevereiro, colocando-se em quinto lugar no ranking. Porém, muito mais do que o expressivo número de 4.506 emplacamentos, ficando entre os Volkswagen Polo (4.942) e Gol (4.491), a forma como o Kwid conseguiu essa venda mostra que ele possui fôlego armazenado para competir no varejo.

LEIA MAIS: Renault Kwid volta aos mais vendidos. VW Virtus é destaque entre sedãs

Na média, somente 70% das vendas de carro são feitas no varejo, ou seja, diretamente para os consumidores, nas concessionárias. Os outros 30% ficam por conta das vendas diretas, para frotistas. Vender muito no varejo significa que o carro tem uma boa aceitação por parte do público. Já as vendas diretas são ocasionais, pois dependem principalmente da renovação das frotas das locadoras. Pois bem: o Renault Kwid esteve muito acima da média, conseguindo 82% de suas vendas diretamente com o público. Em números, foram 3.698 carros vendidos para o público e 808 para frotistas.

Ameaça nos emplacamentos

O Gol teve um bom mês, mas somente 44% foram vendas de concessionárias; a maior parte foi para frotistas
Divulgação
O Gol teve um bom mês, mas somente 44% foram vendas de concessionárias; a maior parte foi para frotistas

Para comparar, dos 4.491 emplacamentos do Gol, somente 1.964 foram no varejo (44%). Outro concorrente direto, o Fiat Mobi, vendeu no varejo 2.133 de um total de 3.327 unidades, ou seja, 64%. Isso pode ser interpretado como maior confiança dos frotistas no Gol do que no Mobi e no Kwid, mas também pode ter sido uma promoção especial da Volkswagen para esse segmento. De qualquer forma, o termômetro para o sucesso de um carro ainda são as vendas nas concessionárias, para o grande público.

Rumo ao Top 10

LEIA MAIS: 10 perguntas (e respostas) que explicam a que veio o Fiat Cronos

O Mobi é um dos dez carros mais vendidos no primeiro bimestre, mas já tem sua posição ameaçada pelo Kwid
Divulgação
O Mobi é um dos dez carros mais vendidos no primeiro bimestre, mas já tem sua posição ameaçada pelo Kwid

O novo bom momento do Renault Kwid também o credencia para ser um dos dez carros mais vendidos do ano. Por enquanto, somadas as vendas de janeiro e fevereiro, o Kwid ocupa a 12ª posição, com 7.235 emplacamentos. Porém, já ameaça os dois carros que estão imediatamente à sua frente, o Honda HR-V (11º com 7.474 vendas) e o Fiat Mobi (10º com 8.006 vendas). Para chegar lá, basta o Kwid se manter à frente desses dois carros nos próximos meses.

Outro fato interessante nessa recuperação do Kwid é a troca de posições entre a Renault e a Toyota no segmento de automóveis de passeio. A marca francesa terminou em quinto lugar, com 10.576 emplacamentos (8,2%), enquanto a Toyota caiu para sexto, com 10.020 licenciamentos (7,7%). No acumulado do ano – e considerando também os comerciais leves –, a Renault está em sétimo, logo atrás da própria Toyota. Mas a diferença entre os 7% da Renault e os 8,1% da Toyota é de apenas 3.415 carros. Se o Kwid explodir nas vendas – e tem potencial para isso –, podemos chegar ao final deste ano também com uma surpresa no ranking das marcas.

LEIA MAIS: Veja 5 equipamentos antes de carros de luxo e agora encontrados em populares

O fato é que o Renault Kwid voltou a respirar no mercado. Aparentemente, a Renault corrigiu todos os seus problemas de produção. Agora, terá de manter uma estratégia de marketing intensa (mas realista) para transformar a ótima ideia que é o Kwid num sucesso comercial de fato, coisa que ele ainda não conseguiu nem no Brasil nem na Índia. Eis um carro para ser observado nesta temporada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!