VW ID.3 e ID.4 foram dos dos modelos elétricos mostrados durante o evento em São Paulo
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VW ID.3 e ID.4 foram dos dos modelos elétricos mostrados durante o evento em São Paulo

Fala galera, Beleza? Mais uma vez começo meu texto agradecendo todo apoio e carinho recebido por aqueles que estão acompanhando a coluna no Portal iG . Tem sido uma experiência enriquecedora explorar novas formas de trazer minhas experiências e opiniões sobre a Mobilidade Elétrica.

Caso você não tenha lido ainda os outros textos, segue o link para darem uma conferida .

O título parece meio controverso ou mesmo polêmico com intuito de apenas chamar a atenção, mas não. A ideia é o fim do Dia da Mobilidade Elétrica . Primeiro vou esclarecer o motivo de termos o Dia da Mobilidade Elétrica e logo entenderão a chamada.

A Lei Municipal 17.376, de 19 de julho de 2020, inseriu ao calendário de eventos de São Paulo o Dia da Mobilidade Elétrica em 25 de maio. O objetivo é promover discussões sobre mobilidade e sustentabilidade  por meio de palestras, eventos e seminários.

Considerando o objetivo, em 28 de maio, foi realizado o evento  de 2022. A concentração aconteceu na Avenida 13 de Maio, onde pude reencontrar grandes amigos e parceiros. Pessoas de todos os cantos vieram prestigiar o evento, inclusive meus grandes parceiros Rogério Markiewicz e Rodrigo de Almeida (presidente e vice-presidente da ABRAVEi) vieram de Brasília com seus carros elétricos .

Após a solenidade de abertura, com participação de representantes de várias empresas, associações e instituições públicas, iniciou-se a carreata pela Avenida Paulista em direção à Praça Charles Muller. Veículos elétricos de todos os tamanhos, desde monociclos até ônibus e caminhões. Preciso registrar, meu favorito foi o carro forte elétrico da empresa Protege.

Chegamos ao local da feira em frente ao estádio do Pacaembu com uma recepção digna de um evento feito para o usuário. Foi montado um pequeno circuito de test drive que garantiu grandes emoções com alguns dos principais veículos elétricos do mercado brasileiro.

Os modelos da JAC eJS1 , eJS4 e eJ7 (esse provocou algumas acelerações mais apimentadas); Renault Zoe e Kwid e-Tech ; Peugeot e208 GT e e-Expert . Por último, mas não menos importante, tivemos a primeira apresentação para o público com direito a test drive dos modelos VW ID.3 e ID.4 .

Emoções sobre uma e duas rodas também foram oferecidas. Além da pista dos veículos grandes, também foi montada uma área para test drives de patinetes, monociclos e motos elétricas . Aliás, alguns modelos de motos e patinetes proporcionam emoções que poucos se atrevem a experimentar.

Agora vamos para a feira. Já na entrada as pessoas são recebidas pelo stand da Tupinambá Energia e seus lindos totens (que orgulho eu tenho), em seguida tínhamos em exposição da VW , Mercedes , Eletra , Renault , Ituranmob , Enel X Way , Riba , Santander , GreenV , Electricmobility Brasil , Aima Brasil , Peugeot Toriba , Audi , Eletricz , Muuv , FlipOn e JAC . Cada uma com seu produto e serviço para divulgação.

Mas, na minha opinião, o mais bacana era trocar uma ideia sem pretensão alguma a não ser promover a Mobilidade Elétrica no Brasil . Inclusive tive a oportunidade de encontrar alguns seguidores das minhas redes sociais no evento. Foi muito gratificante.

Parece forçado pregar uma mudança tão grande em um país que não consegue fornecer o básico para boa parcela da população. O fato é que a mobilidade elétrica é uma ferramenta para a democratização do transporte e redução do impacto na qualidade de vida que o simples ato de ir trabalhar pode trazer às pessoas ao redor.

Acham que estou exagerando quando falo em democratização do transporte? Então pensem comigo. A região com o menor IDH no Brasil é a região com maior incidência de raios solares . Com placas de energia fotovoltaica, você consegue produzir eletricidade para geladeira, televisão, bomba d'água, irrigadores e, pasmem, carregamento da bateria de uma moto elétrica.

Não existe nada mais plural que o uso da energia elétrica , principalmente em um país como o Brasil, dono de umas das matrizes de energia elétrica mais limpa do mundo e com grande potencial para ampliação produção de energia renovável.

Agora, para encerrar este texto, volto para o título: desejo que o Dia da Mobilidade Elétrica chegue ao seu fim. Mas isso só acontecerá no dia em que a Mobilidade Elétrica se tornar algo tão simples no nosso dia a dia que não fará mais sentido ter uma data específica para discutir o assunto (palavras roubadas do Rogério Markiewicz na concentração).

Então é isso, meu caro leitor, gostaria de compartilhar um pouco da minha emoção por participar de mais um Dia da Mobilidade Elétrica .

Até o próximo texto.

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