Motoristas mostraram a força da mobilidade elétrica no Autódromo de Interlagos
Arquivo pessoal
Motoristas mostraram a força da mobilidade elétrica no Autódromo de Interlagos

Fala, galera. Beleza? Hoje quero contar como foi a minha primeira experiência andando na pista do Autódromo de Interlagos . Lógico que seria com um carro elétrico. A Electric Experience foi uma "intervenção elétrica" durante a etapa de São Paulo da Copa Truck .

Tudo começou faltando menos de um mês para o evento, mais exatamente no dia 2 de agosto, quando um pequeno grupo de WhatsApp foi formado para organização da Electric Experience . O prazo era curto, mas a galera, competente e com muita vontade de fazer dar certo.

Outras pessoas foram sendo convidadas e o pequeno grupo se tornou um corpo forte. Cada um com sua área de atuação, mas com um propósito em comum: encher a pista de veículos elétricos. Adoraria mencionar cada participante do grupo de organizadores, mas acabaria esquecendo alguém e seria injusto de minha parte.

Posso dizer que a convocação foi geral. Desde representantes da micromobilidade até grandes empresas de logística aceitaram a convocação para mostrarmos que a mobilidade elétrica no Brasil existe e está cada vez mais diversificada.

Enfim, o grande dia chegou e 'bora' para o Autódromo bem cedo para ajudar na organização da galera. Já estava por volta de 7h no checkpoint para auxiliar na adesivação dos veículos elétricos que entrariam na pista.

Foram duas horas de puro exercício. Eu ficava observando cada carro elétrico que passava para sinalizar o local da adesivação. Muitos passavam reto achando que eu era mais um flanelinha entre a multidão que estava no local.

Adesivação finalizada, foi hora de correr para o Portão 7 do Autódromo. No local pude reencontrar muitos amigos e parceiros com direito a algumas palavras, mas nada muito demorado, pois um brefing para acesso à pista nos aguardava.

Briefing passado, começou a missão de enfileirar todos para o acesso à pista, sem atraso. Apesar de estarem bem estacionados, imaginem organizar uma fila com mais de 100 veículos elétricos, tudo em questão de minutos. Desafio grande, mas a galera contribuiu bastante. Não tivemos problemas com ninguém e tudo fluiu naturalmente.

Chapolin - meu carro - foi para o fim da fila, mas o que valia era entrar na pista e mostrar para que viemos. Apesar da grande grande quantidade de veículos, houve momentos que permitiram alguma aceleração.

O momento de maior emoção foi, na verdade, a passagem pela reta dos boxes, em frente à arquibancada. Foi sensacional ver a galera vibrando com tantos veículos. Acredito que foi o momento que muitos puderam ter o primeiro contato com a mobilidade elétrica e observar o tamanho que temos no Brasil, tanto em quantidade quanto em variedade.

Veículos fora da pista, pude curtir o resto do evento. Entretanto, a palavra ainda precisa ser espalhada. Até parece que me contive em falar com cada pessoa que tive oportunidade. Não apenas entre os parceiros e amigos, mas principalmente com outras pessoas que foram assistir à Copa Truck.

Missão dada é missão cumprida. Fico muito honrado de ter participado de um momento tão especial para a mobilidade elétrica brasileira. Missão essa que só pode ser cumprida graças à participação de cada pessoa que se prontificou a doar sua manhã de domingo para garantir que a Electric Experience acontecesse no tamanho que a festa merecia.

Em geral, uma competição automotiva concentra as mais novas tecnologias para que possam ser testadas em condições extremas. Resumindo, estávamos no lugar certo, pudemos mostrar exatamente o que temos de mais inovador. Foi interessante ver a movimentação do padoque, equipes e pilotos, principalmente porque muitos usavam patinetes e scooters elétricos.

Foi um domingo sensacional, que provou mais uma vez que a mobilidade elétrica no Brasil será impulsionada não por ações governamentais, mas por ações de cada empresa e cada indivíduo que se empenhar para que seja algo viável.

Então, meu caro leitor, deixo aqui meu relato de um dia marcante para a mobilidade elétrica brasileira.

Até mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!