Thiago Garcia e Stella Li, vice-presidente global da BYD
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Thiago Garcia e Stella Li, vice-presidente global da BYD

Fala, galera. Beleza? Gostaria de dizer que esse mês foi um desafio imenso na minha vida pessoal, mas os textos são um compromisso com vocês. Além disso, a mobilidade elétrica não iria parar e me aguardar. Pelo contrário, julho tem sido um mês bem agitado. 

Boa parte desse movimento é por conta da visita da vice-presidente global da BYD, Stella Li, que, em uma breve passagem pelo Brasil, anunciou a compra da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) para produção de veículos eletrificados, lançamento do BYD Dolphin e a apresentação oficial da parceria entre a marca e a 99, com a oferta de 300 unidades do modelo BYD D1 EV para motoristas de aplicativo. 

Sobre a compra da fábrica de Camaçari, a empresa informa que será um investimento de R$ 3 bilhões, com previsão de iniciar a produção no segundo semestre de 2024. A capacidade esperada é de 150 mil veículos ainda na primeira fase e 300 mil na segunda etapa. Para a terceira fase de implantação, a BYD prevê produzir as baterias de LFP para atender ao mercado brasileiro.

Lembrando que para produzir tudo isso, serão reabertos empregos perdidos após o fim das atividades da Ford na região. Somando as fábricas de Campinas, Manaus e Camaçari, a BYD deverá ter mais 5.000 postos de trabalhos. Evidentemente que uma nova tecnologia também exigirá conhecimento. Sendo assim, além de novas vagas de trabalho, teremos o desenvolvimento dos profissionais na região e transferência de conhecimento necessário.

Mas será que o Brasil teria mercado suficiente para justificar a produção de 300.000 veículos por ano? Provavelmente não, e isso só pode significar uma coisa: temos todas as condições de sermos o maior polo exportador de veículos elétricos da América Latina. 

Pensem: os principais mercados mundiais comprarão cada vez menos carros a combustão. Não faz sentido manter a produção apenas de algo que terá pouco a evoluir e cada vez menos apelo de compra. Colocar o Brasil no mapa da produção de veículos elétricos significa reerguer o potencial de industrialização e exportação do nosso país.

No último dia da visita da vice-presidente Stella Li, ocorreu o evento que marcou a oficialização da parceria entre BYD, 99, Banco Santander, Grupo Dahruj e IturanMob para disponibilizar 300 BYD D1 EV aos motoristas de aplicativos em São Paulo por meio do serviço de locação. Essa parceria não é isolada, faz parte de uma aliança maior que envolve mais de 12 empresas de diversas áreas com o objetivo de promover a mobilidade sustentável.

Que cidade no Brasil precisa mais desenvolver uma mobilidade sustentável que São Paulo? Vivemos em uma metrópole doente, com alto índice de poluição ambiental e sonora, fora o aumento constante do congestionamento. Ampliar o número de veículos elétricos não é benéfico apenas para o motorista e seus passageiros, mas para todas as pessoas ao redor desses veículos.

Ah, então a BYD será a resposta para a Mobilidade Elétrica no Brasil? Não sozinha, mas seus últimos movimentos acabaram gerando uma onda de ações das demais marcas também. Empresas como a JAC Motors e CAOA Chery reduziram o preço dos veículos de entrada para manter a competitividade alta.

A montadora ainda traz a tecnologia embarcada em seus veículos, o que permitirá a evolução da mobilidade elétrica no Brasil. Se focarmos apenas nas baterias, a nova Blade é muito mais resistente e possui ótima densidade energética comparada com as demais baterias do mercado. Graças a isso, até mesmo os veículos mais básicos como o BYD Dolphin possuem uma capacidade de armazenamento e carregamento maior que similares da mesma categoria. Isso significa melhor autonomia e menos tempo parado nos carregadores.

Da mesma forma, logo teremos outras empresas importantes no mercado de mobilidade elétrica firmando unidades no Brasil, como é o caso da GWM, que também adquiriu uma fábrica deixada pela Mercedes em Iracemápolis (SP). Não duvido que, em breve, outras montadoras anunciarão produção local de elétricos. A GM já declarou que há grandes chances de produção local de seus modelos elétricos. Afinal, ninguém quer deixar que um mercado automotivo tão importante quanto o Brasil seja dominado por apenas uma empresa.

Ok, mas não faz sentido investir na produção de veículos que a maioria dos brasileiros não pode comprar. Será? Bem, como disse antes, o Brasil se tornaria uma base importante de exportação: isso significa aumento de vagas de emprego, desenvolvimento tecnológico e saldo positivo na balança comercial. Nem ouse dizer que o etanol é a solução, pois se já não representa o grande volume de exportação hoje, não será amanhã que fará alguma diferença.

“Ah, mas promoverá o fechamento de muitas vagas de emprego porque precisará de menos peças e menor mão de obra. Até os frentistas correm o risco de perder seus empregos.” Olha, para mim, trata-se do mesmo tipo de discurso do início do uso do WhatsApp no Brasil.

Falava-se que o aplicativo iria quebrar as empresas de telefonia; que não daria certo porque a cobertura de internet no Brasil é péssima; que a maioria das pessoas não teriam condições de comprar um smartphone e não precisaríamos também do serviço por termos pacotes de minutos e SMS que atendiam nossas necessidades. Não preciso nem dizer para que lado evoluímos.

Apenas para trazer uma bela reflexão, os veículos elétricos estão para a empresa automotiva, como o WhatsApp está para a comunicação, os streamings de vídeos estão para o cinema e as redes sociais estão para a informação. Um dia todos foram temidos ou menosprezados, hoje não vivemos sem nenhum deles.

Como disse essa semana para alguns motoristas enquanto carregava meu carro: a mobilidade elétrica não precisa de incentivo para crescer, pois o crescimento já está acontecendo com o pouco incentivo que recebe. A mobilidade elétrica precisa de incentivo para acelerar o crescimento e o Brasil precisa do crescimento acelerado da mobilidade Elétrica.

Até mais.

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