Credencial permitiu experiência de dirigir três modelos diferentes de elétricos
Thiago Garcia
Credencial permitiu experiência de dirigir três modelos diferentes de elétricos

Fala, galera. Beleza? A semana passada foi cheia de emoções por conta das novidades e experiências que a edição 2023 do Festival Interlagos possibilitou. Havia máquinas para todos os gostos, desde o pequeno Citroen Ami até a gigante Ram Rampage.

Eu fui atrás dos veículos elétricos, por motivos óbvios, e garanto que não sai frustrado de forma alguma. Para começar, tive o privilégio de conseguir um ingresso que deu direito a três Fast Track na pista (Valeu, Tupinambá Energia e Raizen pelo ingresso). Apesar da imensa variedade, foi simples: escolhi o Peugeot e2008, Chevrolet Bolt EUV e Volvo XC40.

Consegui me programar para ir aumentando a emoção a cada carro. Os três eram SUVs 100% elétricos, mas cada uma com itens de assistências e eficiência energética bem diferentes. O mais interessante foi variação que decidi fazer em cada carro. Em um deles usei o freio regenerativo e nos demais, não.

Na minha opinião, o uso do freio regenerativo tornou a volta muito mais interessante porque eu tinha mais segurança na frenagem das curvas fechadas. Algumas pessoas podem até discordar por acharem que não teriam tanto o domínio do carro. Mas eu acredito que você sente mais segurança e isso permite aproveitar mais a experiência.

Saindo um pouco da pista e falando da exposição, já no final dos boxes, havia a área da Raizen ePower e Shell Recharge que garantiu o carregamento de diversos carros com o uso de quatro carregadores DC (2 de 50 kW e 2 de 150 kW). Não foram poucos os carros que usaram os equipamentos, contudo, os que mais utilizam foram o Audi e-tron GT, Volvo XC40 e GWM Haval H6. Foi bem interessante demonstrar a capacidade de carregamento dos veículos e o potencial de atendimento de diversos carros ao longo de um dia de operação.

Caminhando pelos boxes, foi possível conhecer os veículos de Audi, Ford, Ram, Chevrolet, Fiat, Peugeot, Citroen, Toyota, GWM, BYD e Volvo. Todas com variedades de seus modelos. Tivemos também o stand de empresas relacionadas ao automobilismo, como a Pirelli, Michellin, Mopar, Lubrax, Pioneiro baterias, entre outros.

Focando nas novidades, as chinesas quiseram mostrar quem está com mais sede de crescer no Brasil. Tanto a BYD quanto a GWM escolheram o Festival Interlagos para apresentar seus novos carros. A GWM decidiu apostar alto trazendo o concorrente ao recém-lançado BYD Dolphin. Não há dúvida que o Dolphin nadou de braçada no último mês. Mas a GWM decidiu trazer a onda do GWM Ora 3 BEV e GWM Ora 3 GT BEV.

A promessa do GWM Ora 3 BEV é que tenhamos um carro com mais autonomia e itens do que o BYD Dolphin por um preço muito próximo. Para ser bem sincero, não sei como será a partilha de mercado entre as duas empresas nesse segmento de compactos (não tão compactos), mas a briga será boa.

Sem perder nenhum pouco o fôlego, pouco tempo depois de entregues as primeiras unidades do BYD Dolphin e BYD D1, a gigante chinesa que se propõe a construir sonhos, apresentou o novo BYD Seal. Com ótimo acabamento interno, variedade de acessórios e ótimo espaço, a BYD aposta em um segmento em baixa no Brasil, que é dos sedãs. Na faixa de preço proposta, me lembro apenas do JAC EJ7.Trata-se de um segmento pouquíssimo explorado atualmente, mas sempre um público cativo.

O mais interessante desses dois carros não está só relacionado aos seus equipamentos e eficiência energética, mas o potencial de gerar a movimentação do mercado. Nem falo das 2.000 unidades reservadas do BYD Dolphin em pouco tempo e nem da autonomia oferecida pelo no GWM Ora 3 GT. Falo da redução de preço que estão trazendo aos concorrentes. Em geral, observamos reduções de 5.000 a 10.000 reais nas marcas com Renault, JAC e Caoa Chery. Agora, teve um campeão de desconto que foi o Peugeot e2008 com  a redução de 50.000 reais, ficando mais barato que o irmão menor, o Peugeot e208. O desconto de 50.000 reais é por um tempo muito limitado, então não marque bobeira.

Apesar da mistura de carros à combustão com veículos elétricos no mesmo ambiente de exposição, me perdoem os amantes de muscle cars e pick-ups gigantes, quem fez barulho foram os elétricos. Pelo menos, foi bem interessante ter a possibilidade de colocar ambos os tipos de carro na mesma pista para que cada um tirasse suas próprias conclusões.

Aos organizadores do Festival Interlagos 2023, meus parabéns pelo evento promovido. Até mais.

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