A Fiat lança o pequeno hatch Mobi, o irmão menor do Uno . São exatos 23 centímetros a menos de comprimento (3,59 metros no novo modelo). A novidade também conta com 1,5 metro de altura e 2,3 metros de entre-eixos. De acordo com a fabricante, apenas 30% dos componentes são comuns aos dois modelos. Os 70% restantes são novos, o que inclui boa parte da estrutura e uma série de detalhes que podem fazer toda diferença na briga acirrada no terreno dos compactos no Brasil.
Um dos pontos diferentes do Mobi é a tampa traseira, toda de vidro. Ainda segundo a Fiat , a peça é 6 kg mais leve do que uma equivalente feita de aço. E resiste a um impacto de uma pedra de mais ou menos 500 gramas atirada a uma velocidade de cerca de 30 km/h. É feita pela multinacional francesa Saint-Gobain. E montada totalmente por robôs na linha de montagem em Betim (MG), que recebeu uma série mudanças.
Outra sacada interessante é o chamado Cargo Box. Trata-se de um compartimento de 14 litros, que se adapta perfeitamente ao formato do porta-malas. Pode ser retirado e levado no carrinho de supermercado, por exemplo. O que é prático, por dispensar o uso das famosas sacolinhas plásticas. Mas não pode equipar todas as versões, apenas a Like On e a Way On .
Mais outro aliado do Mobi na briga com os rivais é o sistema chamado Live On. Com ajuda de um aplicativo e uma conexão Bluetooth, transforma seu celular na central multimídia do carro. Vem com um bem bolado suporte, que mantém o aparelho bem firme no painel e com a bateria carregada. Se tudo estiver bem instalado, várias informações aparecem na tela do celular, desde o horário e a temperatura ambiente até o dial do rádio ou o mapa do GPS, tudo com ícones e letras bem legíveis. Entretanto, esse recurso vai estar disponível apenas em junho.
Você viu?
Por enquanto, o Mob i será equipado com o velho conhecido motor 1.0 Fire Evo, de quatro cilindros, que rende até 75 cv com apenas etanol no tanque. Pois é, o novo 1.0, de três cilindros da Fiat não ficou pronto a tempo e deverá ser lançado apenas primeiro no Uno , até o fim do ano, para em 2017 passar para o Mobi também. Portanto, o Mobi não será um campeão de economia de combustível. Conforme os dados divulgados pela fabricante, com gasolina, o carro poderá fazer 9,2 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, números que passam para 8,4 km/l e 11,9 km/l, com etanol, respectivamente.
Apesar do aspecto moderno e das sacadas interessantes, o Mobi é lançado com dois itens que já estão fazendo parte do passado. Um deles é o tanque suplementar do sistema de partida a frio, o famoso “tanquinho” . Outro é a direção hidráulica que está caindo em desuso, já que o emprego da assistência elétrica tem sido cada vez mais frequente. No sistema de transmissão estará disponível apenas o também conhecido câmbio manual de cinco marchas.
Oficialmente, o carro começa a ser vendido no próximo sábado, dia 16. A versão básica é a Easy (R$ 31.900,) que vem apenas com bancos traseiros bipatidos, calotas de aro 13 e computador de bordo com indicador de troca de marcha entre os principais itens de série. No caso da Easy On (R$ 35.800), o carro passa a ter ar-condicionado e direção hidráulica.
Depois, o Mobi tem a versão Like (R$ 37.900), que tudo da Easy On e outros itens, como vidros e travas elétricas, além de limpador e desembaçador do vidro traseiro. Equipamentos como rádio com entradas USB e Bluetooh, volante multifuncional e com regulagem de altura estão entre os opcionais. Na Like On (R$ 42.300) vem também sensor de estacionamento, retrovisor elétrico, rodas de liga-leve de 14 polegadas, retrovisores com repetidores de setas, vidros traseiros elétricos, regulagem de altura do banco do motorista. E na Way (R$ 39.300) a lista de equipamentos é a mesma da Like . A diferença é o jeito aventureiro, com caixas de roda em preto fosco e rack de teto. Por último, existe a Way On ( R$ 43.800), com rodas de liga leve aro 14 com desenho exclusivo e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.
A reportagem de iG Carros vai fazer o teste drive do Mobi na manhã desta quinta-feira (14) e divulgará mais detalhes sobre o novo compacto da Fiat , inclusive as primeiras impressões ao dirigir. Acompanhe logo mais.