
A Audi aposta na sua tradição no terreno das peruas e lança a nona geracão da A4 Avant no Brasil. O carro chega com uma série de novidades. Já começa pela nova plataforma MLB Evo, que consegue ser 120 kg mais leve e rígida que a anterior, o que acaba contribuindo tanto com a agilidade quanto com a economia de combustível. Assim como no sedã do A4, o quadro de instrumentos que muda de acordo com o gosto do freguês é outro destaque, bem como as novas opcões de cores, que agora chegam a nada menos que 14 no total.
Depois que os SUV invadiram o mercado, as peruas ficaram de lado entre as escolhas de quem busca um carro de apelo familiar. Mas elas ainda contam com um público fiel no Brasil, o suficiente para o que a Audi acredita que vai comprar entre 10 e 12 unidades por mês da nova Audi A4 Avant, totalizando em torno de 150 unidades por ano. Trazido apenas em uma versão, o novo modelo tem preço sugerido que parte de R$ 187.990, valor do modelo com tração dianteira e motor 2.0, turbo, de 190 cv e câmbio de sete marchas.
LEIA MAIS: Novo Audi A4 mistura elegância e esportividade com video game

Na comparacão com a geração anterior da A4 Avant houve ganhos de espaço, mais exatamente de 24 mm para a cabeça, 11 mm para os ombros e 23 mm para as pernas de quem for sentado no banco traseiro. Além disso, o porta-malas agora pode levar até 505 litros de bagagem, volume que pode ser ampliado para 1.510 litros com os rebatimento dos encostos dos bancos de trás. Mas é ainda por dentro que estão as principais novidades do carro, que vem com o prático e eficiente sistema multimídia co tela de 12,3 polegadas e entrada USB.

Audi A4 Avant vem com painel digital que pode ser configurado conforme o gosto do motorista
De fato, o interior ficou com aspecto bem mais clean e sofisticado, com um toque de esportividade pelo volante de três raios cujo desenho lembra o do superesportivo R8 . Entre os itens de série há sensores que acionam os faróis e os limpadores de para-brisa automaticamente, rodas de aro 18 e bancos revestidos de couro. Como opcional, é possível incluir teto solar duplo, kit S Line, câmera de ré, head up display e som de alta-fidelidade, com 19 alto-falantes, da marca dinamarquesa Bang & Olufsen. Há também recursos como alertas para evitar acidentes ao sair de uma vaga de ré, ou abrir a porta no meio fio. Com todos os itens extras, o carro chega a custar R$ 236.290.
LEIA MAIS: Audi Q3 1.4 TFSI nacional tem o básico do luxo
A partir do início do ano que vem, a Audi ainda vai disponibilizar um pacotão tecnológico integrado ao ACC (Adaptative Cruise Control) que inclui torna o carro semi-autônomo até 60 km/h, rodando na cidade, já que teráo chamado “ Traffic Jam Assist” , recurso capaz mover o volante sozinho de acordo com o movimento do carro da frente. Mas estima-se que ficará por algo en torno de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
Rodando na estrada

As primeiras impresões ao dirigir a nova perua foram positivas, mas deixaram claro que o carro tem uma pegada mais ligada à eficiência e ao conforto do que ao desempenho. Não de trata de uma perua com vocação esportiva. Entretanto, o carro se mostra bem disposto em qualquer situação, seja nas ultrapassagens ou nas curvas, contanto que não se espere demais da A4 Avant na hora de acelerar. De acordo com os números da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feito em plausíveis 7,5 segundos, com maxima de 238 km/h, com ajuda da rapidez do câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

Audi A4 Avant tem novo interior mais moderno e espaçoso que o da geração anterior
Em contrapartida, o isolamento acústico é de primeira. Além de toda parte de vedação, chegaram ao ponto de incluir detalhes na aerodinâmica para evitar ruídos indesejáveis com o carro em velocidades mais altas. Um exemplo fica por conta das ranhuras nos retrovisores que criam uma turbulência e para o vento não bater com força nos vidros e causar um assobio incômodo. Além disso, há entradas nos pára-choques dianteiros que canalizam o ar para evitar o mesmo efeito nas rodas.
LEIA MAIS: Novo Audi A3 vai chegar ao Brasil apenas em 2017

Audi A4 Avant conta com bom acabamento e bancos confortáveis
Os novos eixos dianteiros e traseiros ajudam a manter a perua firme nas curvas. Ambos têm cinco braços e cerca de 6 kg a menos que na A4 Avant anterior. Boa notícia também é que a direção passa a ter dois motores elétricos para ajuar tanto na assistência quanto na precisão de funcionamento. E o motor funciona com os ciclos Atkinson e Miller ao mesmo tempo por atrasar o fechamento das válvulas de admissão e ser sobrealimento. Mas o resultado disso é mais voltado à economia de combustível. De acordo com o Inmetro, o carro faz 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.