SsangYong Actyon Sports Diesel: estilo atual, mas caçamba menor que o ideal levando em conta o porte do utilitário
Divulgação
SsangYong Actyon Sports Diesel: estilo atual, mas caçamba menor que o ideal levando em conta o porte do utilitário

Dando continuidade à nossa experiência com a linha 2018 da SsangYong, trocamos o compacto Tivoli pela picape média SsangYong Actyon Sports. Curiosamente, o SUV compacto não é a maior expectativa de vendas da marca, mesmo com o mercado aquecido no segmento. A grande aposta da SsangYong é justamente a picape diesel. Nas palavras do diretor de Operações da SsangYong no Brasil, Marcelo Fevereiro, o objetivo é vender um modeo médio com preço de intermediário, como o Fiat Toro. Ousado, não?

LEIA MAIS: SsangYong Tivoli 1.6: confira nossas primeiras impressões

 De início, a marca terá quatro modelos que começam ser vendidos juntos em fevereiro: o SUV compacto Tivoli, o intermediário XLV, o utilitário esportivo médio Korando e a picape SsangYong Actyon Sports Diesel . Diferente do Tivoli, o painel da picape tem aspecto mais estiloso. Nos últimos anos, vimos o interior das picapes  cada vez mais próximo dos sedãs ou SUVs compactos.  Mas, no caso da Actyon Sports, parece que a fabricante coreana não ligou para esse processo de urbanização, uma vez que fica evidente que você está sentando em um  utilitário. Mesmo com ajustes elétricos para o banco do motorista, foi difícil achar uma posição confortável para guiar a picape na parte mais sinuosa do percurso.

A nova picape também deixou a desejar quanro ao conforto de dirigir. Seu raio de giro fica devendo - assim como a Fiat Toro - tornando-a difícil de ser manobrada. A câmera de ré, ao menos, ajuda em vagas apertadas. Algumas curvas ao volante da SsangYong Actyon Sports e fico convencido de que estabilidade não é seu ponto forte. O acerto de suspensão não favorece o conforto, fazendo o carro torcer mais que o ideal em trajeto sinuoso.

A capacidade de levar três adultos no banco de trás com conforto foi um dos únicos aspectos que agradou na picape,  uma das vantagens de seu design mais angular. O motor 2.2 turbo desenvolve 178 cv de potência e bons 41 kgfm de torque a 1.400 rpm, que parecem suficientes para puxar os 2.035 kg peso.

Você viu?

Uma picape para a família

A Actyon Sports tem exatamente o mesmo comprimento da Fiat Toro (4,90 metros), mas acaba sendo bem mais larga. Tem 1,91 metro, ante 1,84 metro da marca italiana. Portanto, é mais fácil acomodar três adultos no banco traseiro. Mas com apenas 700 litros e 720 kg de capacidade de carga na caçamba, a picape coreana fica devendo para a Toro, com  820 litros e 1.000 kg, respectivamente.

LEIA MAIS: Conheça cinco picapes seminovas que compensam até R$ 60 mil

Há pouco o que falar do interior. Os materiais são de boa qualidade, e não há qualquer desleixo na montagem. Assim como no Tivoli, dirigimos uma unidade de homologação da SsangYong Actyon Sports - ainda na placa verde da fabricante. Já foi mencionado que a marca trará outra versão da central multimídia, podendo integrar até conectividade Apple CarPlay e Android Auto. A informação, entretanto, ainda não foi 100% confirmada pela fabricante.

O preço ainda não foi anunciado. Tudo que sabemos é que a marca pretende vender a SsangYong Actyon Sports por algo entre R$ 120 mil e R$ 135 mil. Nesse caso, ela acabaria ficando na mesma faixa de preço da Fiat Toro Volcano. Também não podemos dizer que a picape compensa, uma vez que seguro, lista de peças e custo de manutenção continuam incertos. Com a chegada de seu lançamento, em fevereiro de 2018, teremos o veredito sobre seu custo-benefício.

Preço: entre R$ 120 mil e R$ 135 mil
Motor: 2.2, turbodiesel
Potência: 178 cv a 4.000 rpm
Torque: 41,1 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: automática de seis velocidades
Suspensão: Independente (dianteira) e eixo rígido (traseira)
Freios: Disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Rodas: 255/60 R18
Dimensões: 4,9 m (comprimento), 1,9 m (largura), 1,7 m (altura) e 3,1 m (entre-eixos)
Tanque: 75 litros
Caçamba: 700 litros
Consumo: não disponível

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!