O Volkswagen Passat chega R$ 13.690 mais em conta e com o mais novo sistema multimídia Discovery Pro, de 9,2 polegadas, com funções de controle por gestos para acessar o computador de bordo, comandos do ar-condicionado e os recursos de conectividade, que incluem leitor de DVD Player, GPS e integração com os aplicativos de celulares, por meio do Apple Car Play, Mirror link e Android Auto. Além disso, salta aos olhos do motorista o Active Info Display, cluster digital com diferentes interfaces de ferramentas.
LEIA MAIS: Volkswagen Virtus 1.6 MSI surge como opção mais em conta do sedã. Veja vídeo
Entretanto, não devemos nos esquecer que, antes de ser um carro moderno, o Volkswagen Passat é um carro de luxo. Conta com opções de couro preto ou creme; memorização de ajuste, funções de aquecimento e massagem nos bancos; 6 airbags; abertura do porta-malas por sensor (lê o movimento do pé em baixo do para-choque traseiro); sistema de previsão de acidentes, que reage tensionando os cintos de segurança e fechando todos os vidros; controle de cruzeiro adaptativo; sensor de fadiga do motorista (percebe irregularidades na condução e alerta uma sugestão de parada do carro); faróis adaptativos; sistema pós colisão (retoma a estabilidade do carro após um acidente) e auto-ajuste da suspensão, que regula a tensão dos amortecedores em função do solo e do modo de dirigir.
LEIA MAIS: Volkswagen mostra nova geração do VW Jetta no Salão de Detroit, nos EUA
Disposição em contraste ao conforto
Para mais segurança durante ultrapassagens, ou até mesmo para quem procura por esportividade, o Passat vem equipado com um motor 2.0 turbo, de 220 cv e 35,7 kgfm, capaz de levar o sedã de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e à velocidade final de 246 km/h. Por utilizar o câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas, as trocas de marcha são suaves e as colocam nas rotações do motor ideais para uma maior economia de combustível ou um maior aproveitamento da potência, conforme o modo que o condutor selecionar (normal, esporte, eco ou conforto).
LEIA MAIS: Lançado em novembro, Volkswagen Polo vende mais que Citroën C3 no ano todo
Fabricado na Alemanha, o Volkswagen Passat 2018 conta com oito opções de cor para a carroceria: azul Harvard, azul Atlantic, cinza Manganês, marrom Oak, prata Sargas e vermelho Crimson (metálicas), branco Puro (sólida) e preto Mystic (perolizada). O único opcional disponível é o teto solar panorâmico, por R$ 5.370, e tem garantia de três anos.