Mercedes-Benz A35 AMG chega no segundo semestre com RS3 Sportback na mira

Nova geração do hatch esportivo vem com motor de 306 cavalos como modelo de entrada da linha AMG no Brasil. Preço ainda não está definido

Mercedes-Benz A35 AMG chega para brigar com concorrentes de peso, como Audi RS3 e BMW M140i
Foto: Cauê Lira/iG Carros
Mercedes-Benz A35 AMG chega para brigar com concorrentes de peso, como Audi RS3 e BMW M140i

Em um evento dedicado aos concessionários, clientes e parte a imprensa, a Mercedes revela o novo A35 AMG, hatchback esportivo que virá para concorrer com os modelos BMW M140i e Audi RS3 Sportback. Será o novo modelo de entrada da divisão esportiva AMG. Com aerodinâmica favorável, o A35 é bem mais invocado do que o Classe A convencional. O difusor inserido na traseira, entre as duas saídas de escape redondas, dá mais atitude para o compacto, que só será superada quando a Mercedes lançar a versão renovada do A45.

LEIA MAIS: Porsche Macan GTS: SUV alemão mostra que é esportivo de verdade

Sob o capô, o Mercedes-Benz A35 AMG estreia o inédito motor 2.0 turbo, de 306 cv e 40,8 kgfm. Todo este poder é enviado para os dois eixos, por meio do câmbio automatizado, de dupla embreagem e 7 marchas, usando o conhecido sistema de tração integral 4Matic. Com sobra de fôlego, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir 250 km/h, de acordo com com números da fabricante. 

A Mercedes-AMG também preparou mudanças na carroceria para melhorar a rigidez torcional, enquanto o câmbio DCT ganhou uma relação diferente que favorece a resposta do acelerador. A tração pode ser dividida entre as rodas dianteiras e traseiras, chegando a até 50/50 de distribuição, enquanto o Mercedes Classe A normal tem tração dianteira.

Você viu?

LEIA MAIS: Mercedes-Benz C300 Estate x Audi A4 Avant: dupla contra os SUVs

Um A35 AMG mais tecnológico

Foto: Divulgação
A central multimídia do A35 AMG tem tela de alta resolução e se estende do cluster ao centro do painel do esportivo

O A35 é equipado com a mesma tecnologia das demais versões e ainda adiciona itens exclusivos. Por exemplo, tem um modo de direção chamado "Slippery", para condições de piso molhado, reduzindo a potência e oferecendo uma curva de torque mais constante, o que aumenta a  estabilidade. Também troca as marchas de forma mais suave e mais cedo. Além disso, oferece os modos conforto, esportivo, pista e customizável.

LEIA MAIS: Aceleramos o novo Mercedes-Benz Classe A 250 Vision

Na parte de conectividade, o A35 AMG surge com o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O sistema funciona como a Siri da Apple, ou a Bixby dos celulares da Samsung. Basta pronunciar uma saudação, como “Olá, Mercedes”, ou “E aí, Mercedes”, para que a central pergunte o que você deseja fazer.

Há uma infinidade de comandos, que vão desde ajustes do ar-condicionado, informações sobre o veículo e dados da rota. O sistema atende até mesmo comandos muito específicos, como ligar a luz de leitura do lado esquerdo. Com a nova tecnologia, o Mercedes-Benz A35 AMG chegará ao mercado em meados do segundo semestre.