A nova geração do Honda City é finalmente revelada. Já em sua quinta geração, a novidade chega ao segmento dos compactos em duas variantes. A sedã e a hatch (esta que substitui o Honda Fit). Conforme o mercado esperava há alguns anos, eis que, agora, oferece o pacote completo de tecnologia, que favorece conectividade, conforto, segurança e eficiência, bem como novo sistema de injeção e atualização no gerenciamento do motor. Ambas as melhorias chegam para favorecer o desempenho e o consumo.
As vendas do novo Honda City sedã iniciarão em janeiro, mas a pré-venda começará em 23 de novembro. Já a comercialização do Honda City hatch, começará em março. O sedã será oferecido em três versões (EX, EXL e Touring) e o New City Hatchback em duas versões (EXL e Touring).
Os preços do hatch serão divulgados apenas no início da etapa de pré-venda. Entretanto, já temos a tabela do sedã, para todas as versões. EX: R$ 108.300, EXL: R$ 114.700 e Touring: R$ 123.100.
Honda City estréia uma série de novidades tecnológicas
A carroceria foi aprimorada em relação ao antigo City e ao próprio Fit. Se tornou mais longa, larga e baixa, tanto no sedã como no hatchback. Oferece maiores dimensões em todos os aspectos e mais espaço para pessoas e bagagem. Na comparação com o atual City, o Honda City sedã é 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido. Tem altura total 8 milímetros menor. Com seus 4.549 milímetros de comprimento, o Honda City sedã é o novo maior do segmento em comprimento.
A plataforma do New City foi projetada de modo a conferir ao carro maior leveza estrutural e alto nível de rigidez, o que também melhora as respostas dinâmicas. Contando com maior aplicação de aço de alta resistência, no sedã, ela é cerca de 4,3 kg mais leve do que a geração anterior e tem maior rigidez torcional, atingindo até 20,4% na parte frontal. Já o hatchback tem o índice de rigidez frontal 6% maior do que no sedã.
Além da dinâmica superior dos modelos, o silêncio na cabine também chama a atenção. Esta é a primeira geração do City a receber aplicação de espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das coluna dianteira e central. Outra medida antirruído e vibração é a aplicação de material fonoabsorvente com espessura variável na parte inferior do compartimento do motor.
No interior , os bancos dianteiros têm encosto mais fino e correm em trilhos mais espaçados entre si, com o objetivo de ampliar a oferta de espaço na região dos joelhos e dos pés de quem viaja atrás.
Os modelos contam com o novo ‘Sistema de Estabilização Corporal’. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
Para as malas, a novidade aprimora a capacidade do porta-malas para 519 litros no sedã. No Honda City hatch , o ponto alto é o que já se observava no Fit quando o assunto é bagagem.
Este é o sistema de modularidade interna da Honda , com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição.
A Honda também se preocupou em aprimorar a qualidade dos materiais e da montagem, que, segundo ela, equipou o novo City com acabamento sensível ao toque em todo o interior. Além disso, todas as versões (EX, EXL e Touring) trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave, ar-condicionado digital, nova central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
No City hatch , todas as versões (EXL e Touring) trazem a modularidade dos bancos, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave, ar-condicionado digital e automático, central multimídia 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos de couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz, ainda, sensores de estacionamento dianteiros.
Em ambos os modelos, na versão Touring , os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio. As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta.
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Ele será o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a contar com o ‘Honda SENSING’, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada no parte central e superior do para-brisa, a nova tecnologia que chega apenas à versão de topo Touring terá cinco funções:
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ACC - Controle de cruzeiro adaptativo (Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente); CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão (Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto);
LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa (Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação); RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista (Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes); AHB - Ajuste automático de farol (Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação).
Além do ‘Honda SENSING’, traz também assistente de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatch.
Novo conjunto mecânico
O novo City viu todos os seus conjuntos mecânicos serem atualizados. Seu motor 1.5 16v aspirado agora recebe a tecnologia ‘DI DOHC i-VTEC’, ou seja, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote, com recalibração do gerenciamento do variador de fase. Isso resulta em 126 cv e 15,5 kgfm (gasolina e etanol).
Além disso, a Honda exibe os resultados dos testes realizados pelo Inmetro para homologar seus números de consumo. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/l, respectivamente. Já o hatch registrou 9,1/13,3 km/l e 10,5/14,8 km/l.
O câmbio CVT também foi reconfigurado. Com simulação de sete marchas e paddle shifts atrás do volante, chega com duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança.
Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação do EDDB é automática e amplia a segurança sem afetar o consumo.
A paleta de cores é variada em ambos os modelos. O Novo City sedã terá seis opções: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.
O Honda City hatch chega com uma paleta ainda maior, com oito cores. Em relação ao sedã difere apenas pela oferta de mais duas cores perolizadas: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno, que será aplicada pela primeira vez no Brasil. Para todas as cores, o interior será preto. Veja como ficaram os preços do novo sedã do City.
- EX: R$ 108.300
- EXL: R$ 114.700
- Touring: R$ 123.100