A divisão de vans da Mercedes-Benz lança a nova linha Sprinter Street 315 CDI com o novo motor a diesel de quatro cilindros OM654 no mercado brasileiro. Em contrapartida, o sistema de transmissão continua o mesmo com engates manuais, de seis marchas.
Segundo a fabricante, a nova motorização proporciona melhor desempenho operacional e uma redução de consumo de combustível de 6%
em trechos urbanos e 11%
em trechos rodoviários na comparação com a versão anterior.
São 150 cv, ou 5% a mais em relação ao modelo anterior, e 3% a mais no torque, com 34,7 kgfm e, de acordo com a marca, em relação ao antecessor OM651 e supera todos os requisitos de emissões PROCONVE L7 , com nota “A” do IBAMA.
“Esse é um ano muito especial, pois completamos 25 anos de Sprinter no Brasil. Para celebrar esse marco histórico, lançamos nova linha Street com o motor OM654, que oferece desempenhi superior com mais economia”, afirma Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Outra novidade da nova geração de motores OM654
é que ficou mais silenciosa e com menores vibrações, graças a contribuição do bloco feito de 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro Nanoslide.
Na questão de menores taxas de emissões
de poluentes, a Mercedes explica que o novo motor possui novo sistema de recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento.
Por falar em menores emissões, a marca não adiantou quando será lançada a versão elétrica da Sprinter, mas que está monitorando a evolução do mercado brasileiro para a introdução de vans elétricas no País.
Vale lembrar que hoje no mercado, já temos a dupla de vans elétricas, Citroën E-Jumpy e Peugeot E-Boxer , ambas conta com capacidade de carga para até 1.000 kg.
Além disso, há os utilitários 100% elétricos menores como o Furgão eT3 da chinesa BYD , porém com 475 kg de capacidade de carga e o Renault Kangoo Z.E. MAXI , com 650 kg de volume.
A nova linha Sprinter Street 315 CDI
estará disponível a partir de maio com o preço de R$ 239.600 para os modelos Sprinter Truck
e R$ 249.000 para os Furgões.