A RAM acaba de anunciar a chegada da nova picape Classic, que irá concorrer com modelos do segmento médio.
O lançamento da Ram Classic está agendado para o dia 15 de setembro, e seu preço deverá ser revelado na estreia, mas deverá ser pouco acima dos R$ 300 mil. Será o maior modelo pela faixa de preço, tanto no que se refere ao tamanho da carroceria, quanto ao do motor, e à capacidade de reboque.
A primeira versão a chegar será a Laramie . Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition . A Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados.
Já a Ram Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que podem ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal.
Pudemos testar a picape na pista de testes da Pirelli e vimos que, ao dirigir, o utilitário conserva muitas similaridades com a “irmã” 1500 Rebel. Tem 5,81 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,97 m de altura, 3,57 m de entre-eixos e 23,6 cm de altura em relação ao solo.
Somados aos 2.553 kg de peso total, fica evidente a sensação de que estamos conduzindo algo bem próximo de um caminhão . Entretanto, é previsível mesmo em curvas de alta velocidade e não abandona o conforto, que é superior à média do segmento.
Os faróis têm projetor de dupla função , fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
Dentro da RAM Classic
O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira. Entre os equipamentos, estão ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista, aquecimento e ventilação.
Como se não bastasse, ainda traz câmera de ré e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”.
Outros equipamentos que ajudam na comodidade são controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.
Em relação à segurança, a RAM Classic está muito bem servida com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist , que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC).
Produzida no México, na fábrica de Saltillo, conta com o motor HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a RAM Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado da RAM 1500 Rebel . Ele entrega 400 cv a 5.600 rpm e 56 kgfm a 3.950 rpm.
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente , por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.
Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da RAM Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da RAM 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). A RAM Classic pode rebocar até 3.534 kg.