A Ferrari apresentou de forma surpreendente seu mais novo supercarro, o 12Cilindri , que como o nome sugere, traz motor de 12 cilindros , um sinal de resistência à eletrificação que muitas fabricantes vêm adotando nos últimos anos.
O novo esportivo chega para substituir a 812 GTS na gama da marca e presta homenagem aos modelos do passado como a 365 GTB/4 , também conhecida como Daytona . O design foi concebido nas instalações de Maranello por Flavio Manzoni e sua equipe.
A principal característica visual do 12Cilindri é o capô longo e o balanço traseiro curto, deixando bem clara a inspiração na 365 GTB/4 . A dianteira também remete ao passado com o parachoque fino e faróis quase horizontalizados, lembrando as luzes de seta da 365, que contava com faróis escamoteáveis. Curiosamente, entre o conjunto óptico, está uma faixa na cor preta com o logotipo da marca no centro. Nas imagens de divulgação, a peça na cor contrastante parece ser item de série.
A dianteira traz ainda apliques em fibra de carbono no parachoque que abriga generosas entradas de ar de fluxo variável para o V12 . Essa. O capô possui um desenho bem simples, com duas saídas de ar e duas elevações na altura das rodas que dão uma sensação de músculos ao esportivo italiano.
A traseira apresenta uma grande área na cor preta, o que dá um design único à seção. Observando o carro de cima, a cor da carroceria parece ficar em segundo plano, já que o preto das colunas dianteiras, a área envidraçada e o com preto na traseira passam a impressão de ocuparem mais espaço do que a carroceria.
O caimento de teto é digno de um GT propriamente dito, portanto, praticidade não deverá ser o forte do 12Cilindri , com espaço somente para algumas malas, embora, GTs sejam projetados para longas viagens.
Continuando na traseira, os para-lamas seguem o desenho da frente e são bem elevados, o que mantém a ideia de músculos para o 12Cilindri. As lanternas são finas, parecendo ser apenas LEDs e uma evolução das peças utilizadas em Roma e Purosangue. O parachoque traseiro conta com um grande aplique em carbono na cor preta e abriga as saídas duplas de escape e o extrator de ar.
O interior traz espaço somente para duas pessoas e não foge muito do apresentado pelos demais modelos da fabricante italiana. O conta-giros no centro do painel de instrumentos é digital e conta ainda com um multimídia de 10.3 polegadas e uma tela auxiliar para o passageiro, bem como a Roma e a Purosangue.
Motor
O V12 F140HD é da mesma família dos V12 aspirados que equipa as Ferrari desde o início dos anos 2000. Sua trajetória iniciou na Enzo e segue em linha até hoje com modificações para se manter nos padrões de emissões cada vez mais restritos. A realidade é que o 12Cilindri pode ser a última Ferrari 100% a combustão lançada.
O V12 entrega 820 cv de potência a 9.250 giros e 69 kgfm de torque a 7.250 rotações. Portanto, ao acelerar o 12Cilindri , não tenha piedade e troque marchas em rotações bem elevadas.
A transmissão é automática de dupla embreagem e oito marchas com relações mais curtas e trocas mais velozes que a unidade de sete marchas da 812 Competizione. Segundo a Ferrari, o tempo de 0-100 km/h é na casa dos 2,9 segundos , enquanto o tempo de 0-200 km/h é abaixo dos 7,9 segundos .
Preços e disponibilidade
Segundo a imprensa europeia, que esteve presente no evento de lançamento, o preço base da Nova Ferrari 12Cilindri será na casa dos 400 mil euros , ou 2,1 milhões de reais em conversão direta. As entregas das primeiras unidades estão programadas para o fim deste ano.