Filete em LED presente na opção mais cara do T-Cross europeu não veio ao Brasil
Divulgação/Volkswagen
Filete em LED presente na opção mais cara do T-Cross europeu não veio ao Brasil

A Volkswagen lançou a linha 2025 do  T-Cross para impulsionar ainda mais suas vendas - o modelo foi o SUV mais vendido do Brasil em 2023 e continua líder em 2024. As atualizações se concentram no design e incluem algumas alterações no interior, inspiradas na estética do T-Cross europeu. Este é o primeiro de 16 lançamentos que a marca planeja introduzir até 2028. Os preços permanecem os mesmos, conforme listado abaixo:

- 200 TSI - R$ 142.990

- Comfortline - R$ 160.990

- Highline - R$ 175.990

A versão de entrada, Sense, permanece inalterada e terá sua atualização apenas no final do ano, mantendo o valor de R$ 119.890.

O visual do SUV que vemos no mercado europeu é reproduzido aqui, com algumas ressalvas. A dianteira recebe uma nova grade, com elementos mais abertos em comparação ao modelo anterior. No entanto, o filete de LED presente na Taos, Tiguan e Polo GTS não foi incluído no  T-Cross brasileiro, como é visto no T-Cross europeu. O para-choque também recebeu novos apliques, agora pintados na cor da carroceria em vez do preto fosco anterior. Além disso, o farol auxiliar foi eliminado, resultando em faróis um pouco maiores para melhor iluminação. 

O farol em todas as versões serão equipados em LED
Divulgação/Volkswagen
O farol em todas as versões serão equipados em LED

Todas as versões do SUV agora saem de fábrica com faróis 100% LED (Full LED), incluindo assinatura diurna (DRL).

Nas laterais, como esperado em um facelift de meia-vida, não houve grandes mudanças. Durante o evento, foram apresentadas as rodas de aro 17 com pneus 205/55 que equipam as configurações mais caras. Na traseira, as lanternas em LED também receberam uma nova assinatura, porém diferente do conjunto em LED que faz um “X” encontrada nas versões europeias mais caras. Elas agora são mais grossas e conectadas. O para-choque traseiro apresenta apenas um novo aplique em preto.

Traseira ganhou aplique em preto no para-choque e lanternas, finalmente, se ligam de um lado a outro
Divulgação/Volkswagen
Traseira ganhou aplique em preto no para-choque e lanternas, finalmente, se ligam de um lado a outro

O interior também passou por algumas alterações. O destaque fica para o multimídia de 10”, que se sobressai ligeiramente do painel, dando uma impressão de flutuação e diferenciando-se de outros modelos vendidos no Brasil com o VW Play - ele continua com o sistema como antes. O painel de instrumentos permanece o mesmo, com opções de 10,25” ou 8” nas versões 200 TSI ou Sense, assim como o volante. Embora o tabelier e a parte superior das portas continue em plástico, as portas receberam um material macio nas laterais, enquanto um detalhe macio foi adicionado ao painel do lado esquerdo.

A motorização permanece inalterada. As versões Sense, 200 TSI e Comfortline são equipadas com o motor 1.0 TSI (turbo) de 116/128 cv (gasolina/álcool) e 20,4 kgfm de torque. Já a opção Highline, a mais cara da gama, vem com o motor 1.4 TSI (turbo) de 150 cv (gasolina/álcool) e 25,5 kgfm de torque. Todos os modelos vêm com um câmbio automático de seis velocidades.

Interior recebeu novos bancos e apliques também
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Interior recebeu novos bancos e apliques também

Em termos de segurança, o sistema de frenagem independente de emergência com reconhecimento de pedestre estreia em todas as versões, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. A versão topo de linha Highline oferece como pacote opcional “ADAS”, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist). 

As opções 200, Comfortline e Highline são equipados com controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina).

O Volkswagen T-Cross tem 4,19 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas tem capacidade para 373 litros.

Entre os SUVs compactos, T-Cross apresenta um dos menores porta-malas da categoria
Divulgação/Volkswagen
Entre os SUVs compactos, T-Cross apresenta um dos menores porta-malas da categoria

O Novo T‑Cross ainda  estreia a cor Cinza Ascot exclusiva para a versão Highline, assim como o pacote Dark, que inclui teto e retrovisores pintados no cor Preto Ninja, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga 17” escurecidas, logotipias escurecidas na lateral e traseira e pneus Seal Inside .

Além disso, estão disponíveis outras seis opções: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway.

Como itens de série, o T-Cross apresenta: 6 airbags, apoios de cabeça no banco traseiro,  bloqueio do diferencial (EDS), farol full LED, sensores de estacionamento traseiros, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo com display multifuncional, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, revestimentos dos bancos em tecido, tomada 12V no console central, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente para partida em rampa.

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