A BYD apresentou nesta última terça-feira (28) mais uma inovação no mundo dos veículos elétricos. Desta vez, a novidade é a 5ª geração de baterias para carros híbridos plug-in ( PHEV ), lançada nos modelos BYD Qin L DM-i e BYD Seal 06 DM-i , em um evento realizado em Xian, na China.
O maior destaque da nova geração de baterias da greentech chinesa é a possibilidade de percorrer até 2.100 quilômetros com uma única carga.
Esse destaque foi um dos três recordes que a BYD superou com essa bateria. Elas são: a maior eficiência térmica de um motor a combustão, com 46,06%; o menor consumo de combustível, com apenas 2,9L/100 km (anteriormente 3,8L/100 km); e a já mencionada autonomia.
Os modelos lançados com as novas baterias têm preços competitivos para um sedã na China. O BYD Qin L DM-i e o BYD Seal 06 DM-i variam entre 99.800 (R$ 71.600) e 139.800 yuans (R$ 100.260). Segundo a marca, um em cada dois carros com tecnologia híbrida plug-in vendidos na China é da BYD.
A quinta geração da bateria DM (Dual Mode) garante aceleração potente, baixo consumo, bom desempenho NVH (ruído, vibração e rigidez) e condução suave, trabalhando em conjunto com o motor 1.5 aspirado com novas melhorias. As baterias Blade podem ser combinadas com a propulsão a combustão em duas opções: 10,08 kWh ou 15,87 kWh.
O sistema híbrido elétrico EHS aumenta a densidade de potência em 70,28%, reduzindo perdas de energia e ampliando a eficiência operacional para 92%. A bateria Blade, aprimorada para veículos híbridos plug-in, teve um aumento de 15,9% na densidade de energia, o que ajuda na capacidade e no desempenho do veículo.
O sistema de gerenciamento térmico abrangente regula o calor na bateria, no compartimento do motor e na cabine. Em condições climáticas extremas, conserva energia de forma inteligente: o resfriamento direto da bateria e as grades adaptativas economizam até 10% em calor, enquanto em condições de frio, pode economizar até 8% no consumo de energia.
A bateria DM, lançada em 2008 no primeiro veículo híbrido plug-in da marca, será implementada em outros veículos com a tecnologia híbrida plug-in no futuro. No entanto, a BYD não detalhou seu cronograma. É esperado que, à medida que forem atualizando os veículos, essa nova bateria chegue aos modelos.
No Brasil, essa realidade ainda está distante, mas, como os veículos produzidos na China são importados para