A GWM anunciou nesta quarta-feira (05) o preço promocional de uma nova versão do Haval H6 que chegará em junho no Brasil. O SUV médio, disponível em três versões — HEV (híbrido convencional), PHEV34 (híbrido plug-in) e GT (híbrido plug-in) — ganhará uma nova configuração híbrida plug-in chamada PHEV19 , com uma bateria menor que a da versão PHEV34. Assim, o preço será bem menor que o da opção PHEV34. O Haval H6 PHEV19 será lançado por R$ 229.000 neste lote promocional.
Olote, com 1.019 unidades, já está disponível para pré-venda a partir das 16h no site da GWM no Mercado Livre. Os interessados podem fazer um depósito de R$ 9 mil ou efetuar a compra diretamente nas concessionárias. A marca também está oferecendo taxa zero para entrada de 60% e 24 parcelas, wallbox grátis de 7 kW, carregador portátil de série, pacote Tomorrow Assistance por dois anos, entre outros.
Os primeiros compradores também terão direito à proteção total da bateria do sistema híbrido por 2 anos, adicional à garantia de fábrica de 8 anos para a bateria (ou 200.000 km) e garantia de 5 anos para o veículo, sem limite de quilometragem.
Isso mostra que o Haval H6 PHEV19 chega para brigar fortemente com o BYD Song Plus , que também é PHEV. Não que antes já não eram concorrentes, mas o preço é bem distante, já que o Song Plus oferece uma única versão que custa R$ 239.800. Enquanto quem quisesse comprar um Haval também PHEV precisaria recorrer a versão que era até então de entrada, de R$ 279.000, que possui uma bateria de 34 kWh.
Com a nova versão, equipada com uma bateria menor, a GWM
pretende competir mais agressivamente com o BYD Song Plus
para aumentar suas vendas. Até maio, o BYD Song Plus
vendeu 8.128 unidades, enquanto o Haval vendeu 6.890. Com essa opção mais acessível, a GWM espera diminuir essa diferença.
Embora o Haval também tenha uma opção de R$ 214.000, essa versão é híbrida convencional, não plug-in. Os híbridos plug-in, como o PHEV19, podem ser carregados por uma fonte externa, oferecendo maior autonomia elétrica em comparação com os híbridos convencionais.
Qual é a diferença do Haval PHEV19?
A principal novidade é a bateria que auxilia o motor elétrico. Enquanto o Haval H6 PHEV34 possui uma bateria maior, de 34 kWh, que oferece mais potência e autonomia, o Haval H6 PHEV19 apresenta uma bateria menor, de 19 kWh, resultando em menor autonomia e potência. Além da bateria, as diferenças ficam em alguns aspectos visuais, como rodas e acabamento. Fora isso, ambos são similares.
A nova versão do Haval possui o mesmo motor a combustão 1.5 turbo a gasolina, associado a um motor elétrico dianteiro e uma bateria de 19 kWh, entregando um total de 326 cv e 54,04 kgfm de torque. Com isso, o Haval H6 PHEV19 perde a tração integral e fica apenas com tração dianteira. O 0 a 100 km/h é feito em 7,6 segundos.
Comparando com o PHEV34, este utiliza o mesmo motor a combustão, mas com dois motores de tração, um dianteiro e um traseiro, oferecendo tração integral, 393 cv e 77,7 kgfm de torque. Todas as versões utilizam um câmbio de dupla embreagem úmida. O 0 a 100 km/h é feito em 4,9 segundos, com a bateria carregada.
E a autonomia?
Por ter uma bateria menor, a autonomia no modo totalmente elétrico também é reduzida. No entanto, ainda não há dados do Inmetro sobre a autonomia do Haval H6 PHEV19 , apenas do PHEV34 , que é de 113 km. Segundo a GWM , o modelo que estreará no Brasil pode rodar 120 km no modo elétrico, enquanto o PHEV34 pode rodar 170 km, de acordo com a marca. Essas médias são baseadas no ciclo chinês.
Para comparação, o BYD Song Plus , que recentemente recebeu uma bateria maior de 18,3 kWh, pode rodar 105 km no modo elétrico, segundo a BYD. Dados do Inmetro indicam que é possível rodar 68 km. O Song Plus possui 235 cv e 40,8 kgfm de torque.
Visualmente, a grande diferença do PHEV19 está nas rodas diamantadas de 19 polegadas, acabamento com peças na cor bronze e interior na cor bege. As telas do painel de instrumentos de 10,25 polegadas e a central multimídia de 12,3 polegadas permanecem, assim como outros equipamentos.