GWM confirma lançamento de SUV Haval H9 e da picape Poer P30
Divulgação/GWM
GWM confirma lançamento de SUV Haval H9 e da picape Poer P30

Durante o Festival Interlagos 2025, a GWM confirmou o início da produção nacional de dois novos modelos: o utilitário esportivo Haval H9 e a picape Poer P30.

Os veículos serão fabricados na planta de Iracemápolis (SP) a partir de agosto, com previsão de lançamento comercial em setembro. Ambos contam com motor 2.4 Turbo Diesel e transmissão automática de nove velocidades.

Com o anúncio, a montadora amplia sua atuação em segmentos nos quais ainda não operava no país.

O Haval H9 é um SUV com tração 4x4 e capacidade para sete ocupantes, voltado a quem busca conforto e desempenho fora de estrada.

Já a Poer P30 marca a estreia da empresa no disputado mercado de picapes médias, com foco em robustez e conectividade.

Conjunto mecânico comum e foco no diesel

Segundo a GWM, o conjunto mecânico foi desenvolvido internamente e será o mesmo para os dois modelos.

A escolha pelo motor a diesel reflete a predominância desse tipo de motorização no segmento, responsável por mais de 95% das vendas de picapes médias no país.

A empresa também planeja lançar, futuramente, uma versão híbrida plug-in da Poer, adaptada ao perfil do consumidor brasileiro.

Ambos os modelos contam com tração inteligente com três modos – 4x2, 4x4 High e 4x4 Low – e dimensões generosas. O Haval H9 tem 4,95 metros de comprimento e 1,93 m de altura.

A Poer P30, por sua vez, mede 5,41 metros de comprimento e aposta em uma cabine espaçosa e caçamba ampla, visando concorrer com as líderes da categoria.

No pacote de equipamentos, estão incluídos faróis full-led, bancos de couro com ventilação, central multimídia de 14,6 polegadas, câmera 360°, carregador por indução de 50W, controle remoto por aplicativo e condução semiautônoma de Nível 2+.

Produção em Iracemápolis e metas de expansão

A fábrica de Iracemápolis (SP), anteriormente da Mercedes-Benz, será inaugurada em julho e iniciará as operações com a produção do Haval H6 em versões híbridas.

A unidade terá capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, segundo a empresa, que ainda afirma que parte dos componentes será fornecida por fabricantes locais, incluindo pneus, rodas, vidros, chicotes, bancos e itens elétricos. A pintura dos veículos será feita no próprio local.

Os investimentos no Brasil, conforme a empresa, devem somar R$ 10 bilhões até 2032.

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