
O Brasil receberá em 2025 o primeiro carro com tração elétrica e motor a combustão dedicado exclusivamente à geração de energia em um grande segmento de mercado.
O modelo C10 REEV, da chinesa Leapmotor, será lançado também no Chile e marca a estreia da tecnologia REEV em veículos de volume na região.
Motor a combustão não traciona o carro
O C10 REEV combina um motor elétrico responsável pela tração e um motor a combustão que atua apenas como gerador de eletricidade.
A energia produzida pode ser usada diretamente para mover o veículo ou para recarregar as baterias.
A configuração difere dos híbridos tradicionais ou plug-in, em que o motor a combustão também move as rodas.
Nesse caso, o propulsor funciona em rotações ideais, o que, segundo a fabricante, melhora a eficiência do conjunto e reduz ruído durante a condução.
Além da versão REEV, o modelo terá uma opção totalmente elétrica (BEV). Ambos chegarão ao mercado sul-americano junto do SUV B10, já anunciado.
Joint venture com a Stellantis prevê expansão global
Fundada em 2015 na China, a Leapmotor desenvolve e fabrica internamente boa parte dos componentes de seus carros, incluindo sistemas de propulsão, direção inteligente e baterias.
A empresa é sediada em Hangzhou e mantém foco em veículos eletrificados.
Em 2023, a Stellantis investiu na marca. No ano seguinte, as duas companhias criaram a joint venture Leapmotor International BV para distribuição global dos modelos fora da China, com previsão de atuação em diversos mercados emergentes.