Hyundai lança Concept Three, veículo elétrico da submarca Ioniq

Primeiro lançamento elétrico compacto da Hyundai, protótipo exibido no Salão de Munique aponta aposta da marca no segmento de EVs compactos na Europa

Hyundai Concept THREE
Foto: Divulgação/Hyundai
Hyundai Concept THREE

Hyundai revelou no IAA Mobility o Concept THREE, o primeiro estudo de carro elétrico compacto da submarca Ioniq . O modelo traz a perspectiva de foco da marca para o segmento de maior relevância do mercado europeu, introduzindo soluções de design e sustentabilidade que poderão estar presentes em futuros veículos de produção.

O Concept traz a estreia da linguagem de design “ Art of Steel ”, que se emprega formas esculturais inspiradas nas propriedades do aço. O protótipo mede 4,28 m de comprimento com 1,94 m de largura e 1,42 m de altura, também possui eixos de 2,72  e dimensões que o colocam próximo de hatches médios compactos.

Entre os componentes estilísticos, destacam-se a iluminação Parametric Pixel nas extremidades do veículo e o perfil chamado Aero Hatch, que combina linhas aerodinâmicas com a tampa traseira, a fim de favorecer o uso em ambientes urbanos. O acabamento externo vem com efeito anodizado e com tons em amarelo, mesma cor aplicada às rodas e partes do interior do veículo.

Hyundai Concept THREE
Foto: Divulgação/Hyundai
Hyundai Concept THREE

A cabine chega com proposta de oferecer um ambiente de linhas simples e funcionais, com possibilidade de personalização por meio dos módulos “ Bring Your Own Lifestyle (BYOL) ”, permitindo adaptar o interior a diferentes perfis de uso. O estudo incorpora o elemento lúdico “ Mr. Pix ”, presentes em detalhes visuais e interativos do carro.

Com foco na sustentabilidade, o protótipo vem com materiais reciclados, incluindo tecidos de resíduos oceânicos, lã reaproveitada e espuma de alumínio leve. A meta é mostrar alternativas de redução no impacto ambiental aplicadas ao design automotivo.

Europa como prioridade na eletrificação

Na apresentação, foi confirmada o papel de protagonismo da Europa na estratégia da Hyundai. Com a pretensão da marca de disponibilizar versões eletrificadas de todos os modelos vendidos no continente até 2027 e lançar 21 veículos elétricos no mundo até 2030 .

Neste momento, cerca de 80% dos carros Hyundai vendidos na região possuem produção em território local, facilitando a adaptação a especificidades do mercado europeu. Além da expansão da linha elétrica, a empresa aposta no avanço da tecnologia de hidrohênio e em processos produtivos com energia renovável.

Apresentado em um espaço aberto de 58 metros, no centro de Munique, o Concept THREE é inspirado no tema Parametric Pixel. Além do novo protótipo, a Hyundai mostrou o estudo INSTEROID e modelos já disponíveis, como Ioniq 5, Ioniq 6 N, Ioniq 9, Kona Eletric e o mais novo lançamento Inster.

No evento, visitantes podem testar nove veículos eletrificados da marca, carros como o Ioniq 9, Inster Cross e híbridos plug-in como o Tucson e o Santa Fé .

Com o movimento do Concept THREE, a Hyundai indica que pretende atuar no segmento de elétricos compactos na Europa, pretendendo impactar o mercado, um dos mais relevantes e competitivos para esse tipo de veículo.