
Hyundai revelou no IAA Mobility o Concept THREE, o primeiro estudo de carro elétrico compacto da submarca Ioniq . O modelo traz a perspectiva de foco da marca para o segmento de maior relevância do mercado europeu, introduzindo soluções de design e sustentabilidade que poderão estar presentes em futuros veículos de produção.
O Concept traz a estreia da linguagem de design “ Art of Steel ”, que se emprega formas esculturais inspiradas nas propriedades do aço. O protótipo mede 4,28 m de comprimento com 1,94 m de largura e 1,42 m de altura, também possui eixos de 2,72 e dimensões que o colocam próximo de hatches médios compactos.
Entre os componentes estilísticos, destacam-se a iluminação Parametric Pixel nas extremidades do veículo e o perfil chamado Aero Hatch, que combina linhas aerodinâmicas com a tampa traseira, a fim de favorecer o uso em ambientes urbanos. O acabamento externo vem com efeito anodizado e com tons em amarelo, mesma cor aplicada às rodas e partes do interior do veículo.

A cabine chega com proposta de oferecer um ambiente de linhas simples e funcionais, com possibilidade de personalização por meio dos módulos “ Bring Your Own Lifestyle (BYOL) ”, permitindo adaptar o interior a diferentes perfis de uso. O estudo incorpora o elemento lúdico “ Mr. Pix ”, presentes em detalhes visuais e interativos do carro.
Com foco na sustentabilidade, o protótipo vem com materiais reciclados, incluindo tecidos de resíduos oceânicos, lã reaproveitada e espuma de alumínio leve. A meta é mostrar alternativas de redução no impacto ambiental aplicadas ao design automotivo.
Europa como prioridade na eletrificação
Na apresentação, foi confirmada o papel de protagonismo da Europa na estratégia da Hyundai. Com a pretensão da marca de disponibilizar versões eletrificadas de todos os modelos vendidos no continente até 2027 e lançar 21 veículos elétricos no mundo até 2030 .
Neste momento, cerca de 80% dos carros Hyundai vendidos na região possuem produção em território local, facilitando a adaptação a especificidades do mercado europeu. Além da expansão da linha elétrica, a empresa aposta no avanço da tecnologia de hidrohênio e em processos produtivos com energia renovável.
Apresentado em um espaço aberto de 58 metros, no centro de Munique, o Concept THREE é inspirado no tema Parametric Pixel. Além do novo protótipo, a Hyundai mostrou o estudo INSTEROID e modelos já disponíveis, como Ioniq 5, Ioniq 6 N, Ioniq 9, Kona Eletric e o mais novo lançamento Inster.
No evento, visitantes podem testar nove veículos eletrificados da marca, carros como o Ioniq 9, Inster Cross e híbridos plug-in como o Tucson e o Santa Fé .
Com o movimento do Concept THREE, a Hyundai indica que pretende atuar no segmento de elétricos compactos na Europa, pretendendo impactar o mercado, um dos mais relevantes e competitivos para esse tipo de veículo.