
A célebre família 500 cm³ da Honda, porta de entrada para o mundo das motocicletas de alta cilindrada, recebeu uma cadeia de atualizações. As inovações são técnicas, no design e eletrônicos, na linha 2026 .
A mudança mais relevante é o batismo da CB 500F com o nome Hornet, marca que já foi um ícone e agora nomeia uma família inteira de modelos Naked, conforme ocorre com as Hornet de 125 cm³, 750 cm³ e 1.000 cm³ no exterior.
Motor: o coração da máquina
O motor permanece sendo o bicilíndrico paralelo de 471 cm³, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), oferecendo 49,6 cv de potência e 4,5 kgfm de torque. Com perda de 0,6 cv para entrar no rigor das normas do Promot 5, tornando essa diminuição algo sutil na pilotagem.

Para compensar, a montadora reprogramou o setor eletrônico da moto, com vistas a otimizar o gerenciamento de motor, garantindo maior fluidez na pilotagem em altas rotações.
Em teste que incluiu a curvilínea Rodovia Oswaldo Cruz, que liga o litoral de Paraty a Taubaté, a Honda CB 500 Hornet demonstrou precisão nas retomadas, com o motor crescendo de forma suave. Provando ser ideal para serras fechadas, a moto mostrou êxito no motor, respondendo com desenvoltura e permitindo uma pilotagem ágil, mesmo em velocidades moderadas. O consumo, em média, fica entre 26 e 28 km/l, de acordo com o estilo de condução e das condições de tráfego.
Estabilidade e segurança aprimorados
A ciclística é um dos pontos principais da nova Honda CV 500 Hornet. O garfo dianteiro é uma inversão da Showa, do tipo SFF-BP . As duas bengalas, com 41 mm de diâmetro, possuem funções separadas, uma para o amortecimento e outra com foco na mola. O pistão maior oferece uma maior área de contato, proporcionando um melhor desempenho.
Esse sistema, utilizado na NX 500, reduz o peso da massa não suspensa, expande a resistência à torção durante frenagens e curvas, e garante que o pneu se mantenha em constante contato com o solo, para que consiga copiar com perfeição as irregularidades da pista.
Na parte traseira, a balança monoamortecida com link completa a precisão do conjunto. As rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus Dunlop, mostraram um desempenho competente nas curvas do teste, com extrema segurança.
Freios e setor tecnológico
Como já dito, com foco na segurança, o freio dianteiro possui dois discos de 296 mm, com pinças de fixação radial acopladas, o que transfere a força de frenagem diretamente para o eixo da roda, reduzindo o esforço do torcimento da suspensão e do chassi. O sistema ABS de dois canais atua de forma eficaz, proporcionando frenagens seguras.
A moto traz consigo um novo painel TFT de cinco polegadas, que se adapta à luz ambiente, é personalizável e com diferentes modos de visualização das informações. Ainda que não conte com conectividade, a tela oferece esclarecimentos necessários para uma pilotagem segura, incluindo o consumo instantâneo e médio.
Design e Preço
A CB 500 Hornet veio mais agressiva e fluida, com um novo assento a 78,9 cm do chão, aprimorando a ergonomia. O conjunto óptico, em LED, garante uma assinatura visual marcante e uma ótima visibilidade noturna.
Com preço sugerido de R$ 43.040,00, a Hornet vem com proposta muito bem definida. Segundo a tabela FIPE de setembro, o valor final é de R$ 48.867,00, posicionando-a como uma opção premium para quem procura uma moto Naked, com a confiabilidade da marca e pacote técnico de primeira linha.