
A Audi confirmou o início das vendas no Brasil do novo RS 3 Sedan e de sua versão RS 3 Sedan Track, que chegam às concessionárias trazendo o tradicional motor cinco cilindros 2.5 TFSI atualizado, novo acerto dinâmico e novos equipamentos.
Os preços partem de R$ 659.990 e alcançam R$ 714.990 na configuração mais voltada ao uso em pista.
Design e dimensões
O RS 3 mantém as proporções compactas, mas ganhou presença visual com o pacote RS de série, que inclui grade frontal em preto brilhante e para-choques redesenhados.
A versão Track agrega componentes em fibra de carbono, como retrovisores, spoiler e saias laterais.

As rodas Audi Sport aro 19 têm desenho exclusivo e calçam pneus de medidas diferentes entre os eixos: 265/30 R19 na dianteira e 245/35 R19 na traseira, solução que melhora a aderência em curvas.
O sedã mede 4,53 metros de comprimento e 1,85 metro de largura, com porta-malas de 321 litros.
Interior e tecnologia
O cockpit segue a linha esportiva da Audi, combinando microfibra Dinamica e couro sintético.

O Virtual Cockpit Plus de 12,3” exibe dados como potência, torque, forças G e tempo de volta, enquanto o sistema MMI Navigation Plus traz tela de 10,1” compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O sistema de som SONOS 3D de 680 W é item de série, e o modelo oferece head-up display, câmera 360° e faróis Matrix LED escurecidos.
Motorização e desempenho
Segundo a Audi, o motor 2.5 TFSI entrega 400 cv e 50 kgfm de torque entre 2.250 e 5.600 rpm, com tração integral quattro e câmbio S tronic de sete marchas.

O diferencial traseiro com Torque Splitter distribui o torque entre as rodas, permitindo até 100% para cada lado.
O RS 3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge 250 km/h, podendo chegar a 280 km/h na versão Track.
A suspensão RS com controle eletrônico de amortecedores (DCC) e a direção progressiva foram recalibradas para maior precisão.
O Drive Select traz modos exclusivos, como RS Performance (voltado para circuitos) e RS Torque Rear, que libera a traseira para derrapagens controladas.
Versões e equipamentos
O RS 3 Sedan vem com bancos esportivos e pinças de freio vermelhas, enquanto o RS 3 Track adiciona bancos concha, pinças azuis e discos de cerâmica.

A paleta de cores inclui opções vibrantes como Amarelo Píton, Azul Ascari e Verde Kyalami, além do Cinza Daytona perolizado.
Com essa atualização, o RS 3 volta a ser o sedã esportivo mais potente do segmento de compactos premium, competindo diretamente com Mercedes-AMG CLA 45 S e BMW M2.
Segundo Renato Celiberti, head de vendas da Audi do Brasil, a pré-venda superou as expectativas, com a maioria das unidades do primeiro lote já vendida.
O modelo também é o destaque do programa Audi driving experience, que oferece a clientes e entusiastas a chance de pilotar o RS 3 e outros modelos da marca no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP), sob instrução de pilotos profissionais.