
A Lecar apresentou a Campo, uma picape híbrida-flex de cabine dupla, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, nesta quinta-feira (20). O modelo usa sistema de extensão de autonomia com motor flex funcionando como gerador e entrega alcance estimado de 1.000 km, despontando como a principal aposta da marca 100% brasileira de veículos híbridos elétricos flex.
Além disso, a marca confirmou que a fábrica de Sooretama (ES) segue com início de obras previsto para o primeiro trimestre de 2026 e operação em 2027, acompanhada da negociação de um acordo de transferência tecnológica com uma fabricante chinesa para ampliar o acesso a plataformas eletrificadas.
No campo comercial, a Lecar confirmou que encerrará 2025 com cinco concessionárias e ampliará a rede para 150 unidades no ano seguinte. O plano inclui parceria com lojas de seminovos, que também venderão a Campo e o 459.
O programa de Compra Programada terá parcelas a partir de aproximadamente R$ 2.200, sem juros, em prazos de 48, 60 ou 72 meses.
Picape híbrida-flex
A Campo utiliza o sistema híbrido do tipo Range Extender, no qual o motor flex atua apenas como gerador de energia para o motor elétrico.
O conjunto permite autonomia estimada de 1.000 km, característica central da proposta da marca para uso urbano, rodoviário e em deslocamentos longos sem necessidade de recarga externa.

A potência combinada chega a 165 cv no motor elétrico, apoiado pelo propulsor a combustão de 122 cv.
Com 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, a picape foi projetada para rotinas mistas. A capacidade de carga declarada é de 650 kg, com caçamba de 1,30 m.
A suspensão independente, a tração elétrica traseira e os pneus Pirelli Scorpion All-Terrain Plus indicam uso voltado ao dia a dia e a trechos leves de terra.
O interior acomoda cinco ocupantes e incorpora o pacote de assistência semiautônoma de nível 2, incluindo permanência em faixa, frenagem autônoma, controle de velocidade adaptativo e alerta de ponto cego.

A bateria LiFePO4 é recarregada automaticamente durante a condução, reduzindo a necessidade de recarregamento externo.
A Campo compartilha plataforma, arquitetura híbrida e elementos de cabine com o Lecar Tático, SUV apresentado como conceito no evento, além do sedan 459.
O objetivo é padronizar componentes e acelerar o desenvolvimento de futuros modelos, inclusive projetos de elétricos acessíveis que a marca pretende iniciar após a consolidação dos híbridos-flex.
Tático compartilha plataforma com a Campo
Outro destaque da Lecar no evento é o Tático, conceito de SUV híbrido-flex que serve como estudo de design e engenharia.

O modelo compartilha plataforma, sistema mecânico e soluções internas com a Campo e o sedan 459.

A proposta inclui versões 4x2 e 4x4, potência de 165 cv e autonomia similar à da picape.

Com postura elevada, estrutura reforçada e interior amplo, o Tático seria a "antecipação" da entrada da marca no segmento de utilitários médios.
O conceito também servirá de base para o desenvolvimento de versões globais e de futuros SUVs eletrificados de menor custo.
Sedan 459 amplia primeira fase da linha
O sedan Lecar 459 completa o trio de modelos apresentados pela fabricante.
Assim como a Campo e o Tático, usa sistema híbrido-flex de autonomia estendida e será oferecido na rede da marca dentro do mesmo programa comercial.
Maiores informações ainda não foram divulgadas.