A Agência Autoinforme divulga os vencedores do prêmio Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2017, que mostram quais as motocicletas brasileiras com menor índice de desvalorização. A grande campeã foi a Honda CB Twister 250, que perde apenas 8,1% de seu valor depois de um ano. A premiação escolheu os ganhadores de 18 categorias entre as 138 motos mais vendidas do País.
LEIA MAIS: Honda Twister, a força de um nome, na avaliação de Gabriel Marazzi
Para decidir os vencedores, a Autoinforme elaborou o Estudo de Depreciação de Veículos com base na cotação da Molicar, com um levantamento dos preços praticados no mercado (ignorando o valor de tabela). Com os preços reais, a equipe faz uma comparação do preço de uma moto zero quilômetro vendida no primeiro trimestre de 2016, com o valor do mesmo modelo, usado, um ano após a venda original. Assim obtiveram o índice de desvalorização .
São 18 categorias: Geral, Motoneta, 50 cilindradas, Scooter até 200 cc, Scooter acima de 200 cc, Trail, Street, Naked até 800 cc, Naked acima de 800 cc, Big Trail até 800 cc, Big Trail acima de 800 cc, Clássica, Crossover, Custom até 800 cc, Custom acima de 800 cc, Sport até 800 cc, Sport acima de 800 cc e Touring. O modelo que recebe o prêmio Geral é o que tem o menor índice entre todas as motos avaliadas.
LEIA MAIS: Produção de motos recuou 29,7% em 2016
A Honda saiu como a grande campeã. Além da CB Twister 250 ter levado o troféu da categoria Geral, a marca japonesa recebeu o prêmio em outras seis categorias. A Yamaha foi a vice, vencendo três categorias. BMW, Harley-Davidson e Triumph empataram com dois prêmios cada. Dafra e Suzuki fecham o ranking, cada uma com um campeão.
“Como conquistar um bom valor de revenda? Valorizando a usada, pagando mais que a concorrência na troca da moto usada da própria marca por uma OK e atender bem o cliente, dando feedback, dando resposta a pedidos e reclamações, resolvendo imediatamente os problemas apresentados e implantando um sistema eficaz de comunicação com o cliente”, explica a Agência Autoinforme.
LEIA MAIS: Royal Enfield chega ao Brasil - e já aceleramos uma de suas motos
Confira os ganhadores e os seus índices de desvalorização:
Categoria |
Vencedor |
Desvalorização |
Geral |
Honda Twister 250 |
-8,1% |
Motoneta |
Honda Biz 110i |
-10,9% |
50 cc |
Dafra Zig 50 |
-15,9% |
Scooter até 200 cc |
Honda PCX 150 |
-11,9% |
Scooter acima de 200 cc |
Honda SH 300i |
-11,6% |
Trail |
Honda NXR 160 Bros |
-9,3% |
Street |
Honda CB Twister 250 |
- 8,1% |
Naked até 800 cc |
Honda CB 650F |
-11,4% |
Naked acima de 800 cc |
Yamaha MT-09 850 |
-12,0% |
Big Trail até 800 cc |
Triumph Tiger 800 |
-11,5% |
Big Trail acima de 800 cc |
BMW R 1200 GS |
-12,9% |
Clássica |
Ducati Scrambler Icon 803 |
-13,0% |
Crossover |
Yamaha MT-09 Tracer 850 |
-10,9% |
Custom até 800 cc |
Suzuki Intruder 125 |
-12,7% |
Custom acima de 800 cc |
Harley-Davidson Softail Heritage Classic |
-13,2% |
Sport até 800 cc |
Yamaha YZF-R3 300 |
-12,1% |
Sport acima de 800 cc |
BMW S 1000 RR |
- 11,1% |
Touring |
Harley-Davidson CVO Street Glide |
-12,0% |