A chegada da nova Yamaha R9 é dada como certa à linha 2022. O novo modelo esportivo vai completar o portifólio de esportivos da fabricante, já que está praticamente confirmado por pedidos de registro do nome "R9" na União Europeia, Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, assim como "YZR-R9" nas Filipinas.
A nova Yamaha R9 vai ser equipada com um novo motor e uma estrutura inédita de liga fundida, o que parece perfeito para um novo esportivo . Entre as novidades também poderão ser incluídos três modos de condução, controle de estabilidade e equipamentos que fazem jus a uma supermoto.
A parte estrutural ainda contará com suspensão da renomada Öhlins e uma série de outros itens para uma versão esportiva convincente que será baseado nos modelos MT-125 e YZR-R 125 com uma geometria de direção que garanta uma pilotagem mais precisa.
Espera-se que a nova Yamaha R9 fique em um meio termo entre os 73,4 cv da R7 e os 200 cv da R1 . Algo como 117 cv para cerca de 190 kg parece ser algo razoável para se tornar não apenas um sucessor da R6, mas um passo a frente.
Até na questão do preço, a nova Yamaha R9 vai significar um avanço na comparação com a R6 Race e a R7 , com uma relação entre custo e benefício interessante, algo como a versão leve e esportiva com uma suspensão caprichada.