Veja lista das motos mais roubadas e furtadas em agosto

Modelos lideram lista da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Ituran. Os dados detalhados do levantamento mostram que a variação de casos em função dos períodos do dia não é muito grande, mas nas quartas, quintas e sextas os criminosos têm atuado mais. O período da noite é o que mais apresenta riscos ao dono da motocicleta.

1º — Honda CG 160: 2.254

Além de ser o mais vendido do Brasil, o modelo da categoria 'city' foi o mais roubado dos últimos seis meses. A alta demanda de peças no mercado paralelo aumenta a procura de criminosos.

Divulgação - Honda

2º — Honda CG 150: 1.749

Assim como a CG 160, a 'city' CG 150 também é muito visada por criminosos. Modelo ficou muito popular entre profissionais que trabalham com delivery.

Divulgação

3º — Honda CG 125: 1.430

Dentre todas as CG, a 125 dominou por décadas o mercado brasileiro. Agora já não é mais produzida, mas, mesmo assim, a procura pelas peças continua bastante elevada. Os criminosos sabem muito bem disso.

Divulgação

4º — Honda PCX: 697

A scooter líder de vendas já acumula certa procura de peças no mercado ilegal. Isso motiva a criminalidade a subtrair a primeira PCX que encontrarem.

Divulgação

5º — Honda CBX 250 Twister: 646

Motocicleta da categoria 'naked' é a terceira mais procurada por criminosos, segundo a CarSystem. O estilo arrojado é o grande atrativo do modelo, que também se destaca pelo preço em conta.

Divulgação

6º — Honda XRE 300: 562

Aventureira 'off-road' tem o único motor com 300cc da categoria. Se destaca pelo bom desempenho, fator que atrai criminosos que utilizam motocicletas em suas ações.

Guilherme Marazzi

7º — Yamaha Fazer 250: 562

Uma das poucas motos da lista que não são da Honda é a Fazer 250, que também tem boa participação de mercado, além de um motor razoável para a categoria.

Divulgação

8º — Honda BIZ: 451

A CUB é a mais popular do Brasil, quando o assunto é longevidade, preço e equipamentos. A Pop é mais em conta, mas não necessariamente tem melhor custo-benefício em relação à “irmã” maior. Entretanto, é justamente o maior valor agregado da BIZ que atrai mais a atenção dos criminosos.

Divulgação - Honda

9º — Honda CB 300: 332

O motor potente da moto e a sua alta demanda por peças no mercado paralelo são atrativos para práticas ilegais.

Divulgação

10º — Yamaha Factor 125: 201

O modelo é um dos mais populares da Yamaha. Ainda assim, proporcional à quantidade de motos que rodam, estar em 10ª colocação significa que é relativamente pouco visada

Divulgação