As scooters vem fazendo sucesso no mercado brasileiro nos últimos anos, mas, na Europa , essas pequenas motocicletas já fazem sucesso e recentemente estão sendo usadas em serviços de aluguel .
A Honda registrou patentes de uma mini scooter com desenho compacto , que lembra até a antiga Honda Motocompo da década de 80, e segundo a imprensa européia, poderá ser “ dobrável ”, facilitando seu armazenamento .
O desenho apresentado nas patentes mostra um veículo com entre-eixos bem curto , e com banco deslizante para acomodação do condutor, que ficará posicionado acima da roda traseira.
A pequena scooter seria movida a energia elétrica , com a bateria montada sob o banco e o motor e transmissão posicionados na roda traseira .
Caso o projeto siga adiante, não seria surpresa que a Honda instale na scooter a linha de baterias compatíveis com o Honda Power Pack , que é uma estação de recarga para baterias intercambiáveis .
Atualmente, algumas motocicletas elétricas da Honda já são equipadas com essas baterias , mas o serviço só está disponível no Japão por enquanto.
Um fato interessante mostrado nos registros é que as manoplas e manetes podem ser dobrados , assim como as pedaleiras , para reduzir o tamanho da scooter e facilitar o armazenamento e transporte .
Transportar essas scooters parece ser uma preocupação para a Honda , que já pensou em como mover o modelo de uma forma nada convencional . Os desenhos mostram a possibilidade de acoplar as motocicletas entre si e facilitar o transporte .
A conexão entre as scooters acontecem por meio da pedaleira , que será acoplada ao garfo de outra motocicleta com o auxílio de um engate em formato esférico.
Em configuração de transporte , pelo menos três scooters poderão ser acopladas em uma unidade, que será conduzida por uma pessoa. Com a direção bloqueada , as scooters irão auxiliar na mudança de velocidade alternando as velocidades durante as curvas, a moto interna reduz, enquanto a externa acelera.
Levando em conta o recente investimento da Honda para aumentar seu portfólio de motocicletas elétricas , não será surpresa caso a scooter ou as tecnologias patenteadas pela fabricante sejam postas em produção em um futuro próximo.