A Rampage que encara tudo
Eduardo Rocha
A Rampage que encara tudo

Poder de sedução

Rampage multiplica vendas da RAM no Brasil e tem a versão Rebel a sua melhor expressão off-road

por Eduardo Rocha

Auto Press

A aposta da Stellantis ao projetar a picape Rampage não era das mais arriscadas. Afinal, a marca RAM goza de um bom prestígio no mercado brasileiro e a produção seria bastante simplificada pelas sinergias possíveis do modelo com a Fiat Toro, também produzida em Goiana, Pernambuco. Mas talvez nem as previsões mais otimistas dos executivos da marca dessem conta do desempenho de mercado apresentado pela picape média-compacta de luxo. Em seu primeiro mês de vendas efetivas, em outubro, assumiu o sétimo lugar entre as picapes. Em novembro e dezembro, deixou para trás a nova geração da Chevrolet Montana e a Ford Ranger com novo visual. E nada indica que esta tendência de crescimento vá estabilizar nesse ponto.

RAM 1500 TRX é brutal

E nem o preço parece ser um entrave. A Rampage começa em R$ 244.790, na versão Rebel diesel e vai até os R$ 277.790 da R/T. O modelo, de fato, tem característica que o torna palatável para um espectro largo de público. Até por conta das versões que formam a gama, cada uma com uma função. A Rebel é a mais despojada, com um visual discreto e uma pegada mais off-road – o que é definido pelos pneus 235/65 R17. A Laramie busca expressar o luxo da marca, com muitos cromados e pneus mistos, com medidas 235/60 R18. Estas duas podem ter motor 2.0 turbodiesel ou 2.0 Turbo a gasolina, como é o caso da Rebel avaliada, que custa R$ 254.790, pouco mais que a versão diesel. Já a versão R/T, de Road and Track, tem pneus 235/55 R19, pegada mais esportiva e chega apenas com motor a gasolina, com um mapeamento mais agressivos que nas demais versões.

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Além dessa personalidade, outro ponto de atração é o tamanho. Apesar de apenas 8 cm maior que a Toro, que era até aqui a maior picape no segmento de média-compactas, os 5,03 metros da Rampage são valorizados por aspectos do design como a frente com corte bem vertical, linha de cintura elevada, teto descendente, e traseira alta. O porte da picape da RAM é ainda exaltado pelo para-lamas rechonchudos, que geram uma certa imponência. O modelo é baseado na mesma plataforma Small Wide, traz sempre tração AWD com reduzida, sempre valorizando a robustez, esportividade e o requinte.

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RAM Classic: Velhos tempos

A Rampage segue o padrão premium da marca tanto em relação ao acabamento quanto a conteúdo. A primeira RAM a ser identificada por nome e não número, traz na versão Rebel um interior com revestimento de bancos, portas, volante e painel em couro preto com pespontos brancos. O acabamento inclui maçanetas internas e detalhes do volante em alumínio, superfícies de toque macias e apliques em preto brilhante. Por dentro, a imagem de tecnologia aparece no painel digital de 10,3 polegadas e na tela wide de 12,3 polegadas da central multimídia.

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Os bancos do motorista, com couro perfurado, têm ajuste elétrico. No caso, a versão avaliada trazia o Pack Elite, opcional de R$ 6 mil que inclui ajuste elétrico para o banco do carona, iluminação interna em led e sistema de som Harman-Kardon. Além disso, a Rampage traz ar-condicionado duplo com saídas para a traseira, espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial para travas e ignição, caçamba com revestimento, tampa traseira com abertura amortecida, carregador de celular por indução e freio de estacionamento com acionamento eletrônico.

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Na parte de segurança, a Rampage é bem completa. Ela traz câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, sensor de luz e chuva, iluminação full led com faróis de neblina com função de iluminação em curvas, alerta de colisão com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go, monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado e de saída de faixa, sete airbags e farol alto automático. A picape também oferece o serviço por assinatura RAM Connect, que inclui diversas funções via celular, como acionamento do motor, travas, monitoramento e localização, assistência de emergência e auxílio à navegação, incluindo cálculo de autonomia e informações de trânsito ( Texto e fotos de Eduardo Rocha, Auto Press).

RAM 1500: Tamanho é documento

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Ponto a ponto

Desempenho –A RAM explora no Brasil uma imagem de exuberância. O que fica bem expressa pelo motor Hurricane a gasolina, com seus 272 cv e 40,8 kgfm. Como se trata de um 2.0 Turbo, o motor se mostra vigoroso em praticamente todas as faixas de rotações úteis. As reações do câmbio automático de nove velocidades são rápidas e bastante suaves, o que gera ganhos de velocidade bem progressivos e consistentes. Também as mudanças na distribuição da tração 4X4 automática ocorrem de forma quase imperceptível. Quando a reduzida é acionada, a Rampage se transforma em um trator, com o torque máximo sendo oferecido abaixo de 2 mil giros e, juntamente com o controle de descida, facilita muito as ações no off-road. O zero a 100 em 7,1 segundos mostra a força de aceleração da picape, enquanto a máxima de 210 km/h é até exagerada, dada a vocação off-road da versão Rebel. Nota 9.

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Estabilidade – A Rampage traz um conjunto suspensivo refinado, independente nas quatro rodas com McPherson na frente e multilink na traseira – o mesmo usado em outros modelos com a plataforma Small Wide, como Fiat Toro e Jeep Compass. Ele proporciona um bom controle da carroceria – boa parte da rolagem lateral pode ser atribuída aos pneus 235/65 R17, de perfil alto, com um flanco com mais de 15 cm. A capacidade de carga de 750 kg, reduzida em 265 kg em relação à versão diesel, permite um acerto mais esportivo no eixo traseiro. Nota 8.

Interatividade – O modelo traz um volante multifuncional completo, que concentra boa parte dos comandos de uso mais imediato e ainda tem uma infinidade de recursos que podem ser acessados a partir da generosa tela da central multimídia de 12,3 polegadas. Ali podem ser configurados os auxílios à condução e diversas outras definições do veículo. O modelo tem sensores para luz e chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e chave presencial. Além disso, traz diversos recursos ADAS como controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão com frenagem autônoma, sensor de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro etc. Nota 9.

Consumo – O motor Hurricane responde bem e acelera forte, mas cobra um preço alto por isso. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, a Rampage faz 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/h na estrada, sempre com gasolina. Esses índices renderam notas B no segmento e D no geral, que são até razoáveis, dadas a performance e as dimensões do modelo. Na prática, porém, são praticamente inalcançáveis. Nota 6.

Conforto – A exuberância pregada pela RAM está presente na Rampage tanto sob o capô quanto nos detalhes de conforto. O motor só é percebido dentro da cabine quando é explorado esportivamente – situação em que o som é até desejável. As suspensões filtram as irregularidades e suavizam os buracos maiores, os bancos são confortáveis, o espaço interno é requintado e correto para o segmento em relação ao espaço oferecido. Nota 8.

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Tecnologia – Na gama da Rampage, a diferença de valor entre a versão mais barata e a mais cara não chega a 15%. Isso quer dizer que, mesmo a Rebel sendo a configuração de entrada, não há uma grande diferença de equipamentos e o modelo é bastante completo. A plataforma Small Wide foi retrabalhada para suportar as maiores exigências do modelo em função da performance. A picape tem sete airbags, uma central multimídia sofisticada e bem completa com tela de 12,3 polegadas, com GPS interno e conexão sem fio com smartphones. Traz ainda os recursos ADAS mais evoluídos oferecidos pela Stellantis, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go e frenagem autônoma, monitor de faixa, farol alto automático etc. Motor, câmbio e sistema de tração também são bem modernos. Nota 9.

Habitabilidade – A Rampage impressiona mais por fora que por dentro. Ou seja: por fora tem um porte mais imponente que a Toro, mas o habitáculo oferece o mesmo espaço. O acesso ao modelo é dificultado pela altura da picape combinada com a ausência de estribo. O teto que se rebaixa em direção à traseira é um detalhe que valoriza o visual, mas cria uma dificuldade adicional para entrar na Rampage. Uma vez encaixado no habitáculo, há uma boa área para os passageiros. O compartimento de carga é bem espaçoso – 980 litros –, mas é indicado ter alguma divisória, para os objetos não ficarem dançando com os movimentos do veículo. Nota 8.

Acabamento – A versão Rebel adota um conceito mais de acordo com a proposta off-road do modelo – despojado, mas sem pobreza. Os materiais são de boa qualidade, com revestimentos em couro pespontado e superfícies macias nas áreas de toque. A decoração combina o couro com guarnições em preto brilhante e frisos em metal escovado, numa combinação discreta e de bom gosto. A grande tela da central multimídia e o painel digital dominam o ambiente e dão um ar tecnológico ao interior. Nota 8.

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Design – O design da Rampage busca exaltar as características que são tradicionais da marca desde a época que ainda era uma costela da Dodge. A frente blocada, o capô horizontalizado, a linha de cintura alta, os para-lamas ressaltados e a traseira chapada dão um aspecto robusto que faz a picape parecer maior do que é. Nota 9.

Custo/benefício – A Rampage criou uma faixa de luxo para as picapes médias-compactas, com o preço nivelado com o das picapes médias, como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Nesse posicionamento não tem rivais diretos e os preços só são justificáveis pelo apelo de imagem. Nota 6.

Total – A RAM Rampage Rebel somou 80 pontos em 100 possíveis.

Primeiras impressões

Requinte bruto

A RAM tem sutis diferenças entre as versões da Rampage. E Rebel é a destinada ao off-road. E mesmo sendo a gasolina (tem também uma versão diesel), mostra uma capacidade incontestável para superar obstáculos e chafurdar e se livrar da lama com desembaraço. O torque de 40,8 kgfm é mais que suficiente para empurrar ou puxar as quase duas toneladas do modelo com muita facilidade. Os pneus são bem adequados para a terra, maior altura livre para o solo e ângulos de entrada e saída aumentados. Tanto que só exige o uso de reduzida em situações muito extremas. No geral, a própria distribuição automática da tração pelas quatro rodas dá conta dos obstáculos.

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Ao mesmo tempo que vai bem fora do asfalto, no ambiente rodoviário se vale dos 272 cv para as acelerações rápidas e manutenção de boas velocidades de cruzeiro sem qualquer esforço. Nas curvas, a suspensão independente mostra bom controle de carroceria e a rolagem lateral só é mais perceptível por conta exatamente dos pneus mais voltados para o uso misto, com flanco alto, de 15 cm.

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Tanto em um quanto em outro ambiente, a Rampage chama a atenção pela imponência e também pelo design cheio de personalidade da picape. Por dentro, o modelo traz um acabamento de primeira linha, com muita conectividade, recursos de segurança e tecnologia que a posicionam realmente como marca premium. Ou seja: segue o padrão original da RAM nos Estados Unidos, que é oferecer produtos sofisticados, enquanto nos países latino-americanos, há modelos da marca menos requintados, como as RAM 700 e 1000, respectivamente versões rebadgeds das Fiat Strada e Toro.

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Ficha técnica

RAM Rampage Rebel

Motor : Gasolina, dianteiro, transversal, 1.995 cm³, turbo, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão : Câmbio automático de nove marchas à frente e uma a ré. Tração 4X4 on demand com reduzida acionada eletronicamente. Oferece controle de tração.

Potência : 272 cv a 5.200 rpm.

Torque máximo : 40,8 kgfm a 3 mil giros.

Aceleração 0-100 km/h : 7,1 segundos.

Velocidade Máxima : 210 km/h.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

Pneus: 235/65 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de partida em rampa e controle de descida série.

Carroceria : Picape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 5,03 metros com 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Ângulo de entrada de 25,7º, de saída de 25,3º, de rampa de 23,9º, com altura livre para o solo de 26,4 cm entre os eixos. Possui airbags frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista.

Peso: 1.906 kg.

Capacidade da caçamba: 980 litros.

Capacidade de carga: 750 kg.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: Goiana, Pernambuco.

Lançamento no Brasil: 2023.

Preço da versão : R$ 254.790.

Preço da unidade testada : R$ 260.790 (com Pack Elite).

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