Fator positivo
O SUV 100% elétrico Chevrolet Blazer, que chega ao Brasil em 2024, é moderno, bonito e anda bem
por Ricardo Beristáin Martínez
Autocosmos/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
A chegada do Chevrolet Blazer EV reafirma a intenção da General Motors de intensificar sua ofensiva elétrica. O mais interessante, no entanto, é que este SUV elétrico é produzido no complexo Ramos Arizpe, Coahuila, no México, fábrica que recebeu um investimento de um bilhão de dólares para criar linhas de montagem de veículos elétricos. Isso significa que o Brasil vai receber os modelos – prometidos para ainda este ano – poderá trazer este e outros modelos elétricos contanto com o acordo fiscal entre os dois países. Na lista de modelos que serão feitos por lá também está o novo Equinox EV, que será lançado no mercado norte-americano no próximo ano e deve ser importado em seguida. Já o Blazer seria trazido para brigar no segmento do Jeep Commander e o Chery Tiggo 8.
Nos Estados Unidos, o Blazer custa cerca US$ 35 mil, ou cerca de R$ 175 mil e poderia chega no Brasil por R$ 350 mil. No caso da versão EV, ela começa em US$ 56.700, o equivalente a R$ 280 mil. Se importada, poderia chegar com preços em torno de R$ 560 mil. O Chevrolet Blazer EV é construído sobre a plataforma Ultium, através da qual pode-se obter diferentes opções de configuração mecânica, trazendo o novo face family da Chevrolet, igual ao do Blazer a combustão, com um desempenho próximo ao de Camaro e Corvette.
O Blazer EV é feito com três acabamentos: LT, RS e SS. Cada um deles traz seu próprio caráter e DNA, com detalhes que vão desde uma aparência monocromática, visual esportivo, grade preta e rodas de 19 e 21 polegadas, dependendo da versão.
O Chevrolet Blazer LT eAWD chega ao mercado com uma potência de 288 cv, 333 kgfm de torque e autonomia de até 449 km por carga, no padrão EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos). O Chevrolet Blazer RS tem dois tipos de tração: o RWD 340 cavalos de potência, 325 kgfm de torque e atinge uma autonomia de 515 quilômetros por carga, enquanto o eAWD gera 288 cavalos de potência e 333 kgfm de torque. Por fim, o Chevrolet Blazer EV SS eAWD vem com uma potência de 557 cavalos e 648 kgfm de torque.
Na versão SS avaliada, está presente com uma estética mais agressiva, destacando na dianteira uma grade com um design exclusivo, que lhe confere maior carácter, carroçaria em dois tons e rodas de liga leve de 22 polegadas. Desde a versão intermediária RS e SS, o SUV elétrico oferece iluminação dianteira em led, composta por uma barra de luz que vai de um lado ao outro.
Quando o veículo está conectado a um sistema de recarga, essa barra também mostra o nível da bateria – aumenta a velocidade da intermitência e a intensidade da luz à medida que a carga da bateria aumenta. O grupo ótico ainda realiza uma sequência de luz, ativada quando o usuário se afasta ou se aproxima.
No interior, o design é moderno, elegante e refinado, inspirado em carros esportivos. O volante é plano na parte inferior, as saídas de ar trazem um desenho tipo turbina, painel de instrumentos é colorido com 11 polegadas e a tela central tem imponentes 17 polegadas. Vale ressaltar que, estranhamente, a central multimídia não é compatível com Apple Carplay e Android Auto. O espelhamento do celular é substituído pelos aplicativos disponibilizados pela Google, que fez uma aliança com a General Motors.
Na parte tecnológica, destacam-se a navegação para postos de carregamento, planejamento de rotas, tampa do porta-malas com abertura elétrica, frenagem regenerativa e abertura do porta-malas por sensor de movimento (Texto de Ricardo Beristáin Martínez, Autocosmos/México. Exclusivo no Brasil para Auto Press. Fotos de divulgação) .
Primeiras impressões
Trilha paradisíaca
San Diego, Califórnia – Graças à versatilidade da plataforma Ultium, que forma a base da estratégia de veículos elétricos da General Motors, o Chevrolet Blazer EV pode canalizar toda a potência da plataforma, além de ser complementado pela nova arquitetura da carroceria, que é compatível com três sistemas de acionamento disponíveis. As proporções oferecidas pela plataforma Ultium e a posição da bateria conseguem gerar um baixo centro de gravidade, o que melhora a estabilidade de condução.
A experiência de condução é notável. Não é preciso pressionar um único botão para ligar o Blazer EV, basta fechar as portas, pressionar o pedal do freio e o veículo está pronto para iniciar a viagem. A rota de condução foi na direção de uma praia no mais puro estilo surfista. Na sequência, veio uma estrada bastante sinuosa, com mirantes espetaculares e a uma grande altura acima do nível do mar. Foram cerca de quatro horas de condução e mais de 280 quilômetros percorridos, o Blazer EV se posiciona bem no asfalto, responde a pisar no acelerador sem dar um torque exagerado, aproveita ao máximo o centro de gravidade rebaixado e oferece um manuseio confiável.
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