A tática do Tiggo 7 Sport
Eduardo Rocha
A tática do Tiggo 7 Sport

Jogada consagrada

Tiggo 7 Sport chega com preço agressivo e bom conteúdo para ganhar mercado

por Eduardo Rocha

Auto Press

Em 2017, quando adquiriu o controle da Chery, o Grupo Caoa apostou na relação custo/benefício para atrair consumidores. Na época, a desconfiança em relação aos produtos chineses estava em alta, como sempre acontece na chega de novos competidores em algum mercado. Com o tempo, a Caoa Chery consolidou a imagem de marca confiável, o que deu início à segunda etapa do plano: aproximar os preços de seus modelos dos cobrados pelos concorrentes diretos. Mas durou pouco. Logo surgiram outros fabricantes chineses, repetindo a estratégia inicial da Caoa, ao oferecer mais conteúdo que os rivais por preços menores. Isso fez com que a Caoa Chery voltasse à primeira fase desse jogo. Isso explica a chegada do Tiggo 7 Sport. O modelo está sendo oferecido por R$ 134.990, ou R$ 35 mil a menos que o Tiggo 7 Pro Max Drive, versão intermediária da gama e nada menos que R$ 51 mil a menos que a versão de entrada do principal ator desse segmento, que é o Jeep Compass.

Este mesmo movimento foi feito pela montadora com o SUV compacto Tiggo 5X, que ganhou a versão Sport em meados do ano passado e quase duplicou as vendas de lá para cá – passou de 1.200/mês ano passado para 2.000 mil/mês este ano. O conceito é o mesmo: a versão é perde itens mais sofisticados, mas sem passar atestado de pobreza. O primeiro ponto é que o Tiggo 7 Sport passa a ter uma motorização mais simples.

No lugar do motor 1.6 turbo de 187 cv, 28 kgfm e câmbio de dupla embreagem entra o 1.5 turbo de 147/150 cv, 21,4 kgfm e câmbio CVT, o mesmo trem-de-força do Tiggo 5X Sport. A engenharia da Caoa fez modificações na válvula de alívio do turbo e no conversor de torque da transmissão CVT para dar mais agilidade ao modelo. Não é nem por conta de um aumento de peso, foi tem apenas 16 kg a mais que o Tiggo 5X, mas por uma exigência do segmento.

Nesse processo ainda ficaram de fora recursos ADAS, como controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, teto solar panorâmico, ar-condicionado duplo e tampa do porta-malas com abertura elétrica. Por outro lado, a versão Sport ainda é mais completa que qualquer um dos rivais diretos de entrada. Ela manteve itens que costumam encantar os consumidores como faróis full led, chave presencial para travas e ignição, revestimento dos bancos em couro sintético, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ajuste lombar para o motorista, faróis de neblina, espelho externo rebatível eletricamente, sensor de chuva e de luz, freio de estacionamento elétrico, espelho interno eletrocrômico. Na parte de interatividade, o Tiggo 7 manteve o painel digital de 12,3 polegadas, com diferentes configurações gráficas e de exposição de dados. No console central, a alavanca tipo joy stick e a central multimídia de 10,25 polegadas também permaneceram. O sistema conta como espelhamento sem cabo para celulares e carregamento por indução.

No visual externo, a configuração manteve os rebites cromados na grade – no modelo chamado de Big Diamond –, os frisos na moldura das janelas e o aplique prateado na base das portas e dos para-choques. O sinal mais evidente que se trata da versão Sport são as rodas aro 18, que foram escurecidas, pois por fora o nome Sport não aparece em canto nenhum da carroceria. Nas demais versões, o letreiro Pro aparece ao lado do nome do carro, sendo que a versão térmica tem a sigla Turbo GDI pela injeção direta – aqui é multiponto – e na híbrida, que também usa o motor 1.5 acoplado a um gerador elétrico, há um emblema em forma de folha verde no lado direito da tampa, para identificar o carro como ecologicamente amigável.

A aposta da Caoa ao Chery Tiggo 7 Sport no SUV médio mais barato do mercado é fazer com que as vendas possam até duplicar nos próximos meses – o que significaria pular da atual média de 530 emplacamentos mensais para algo em torno de 1.500 vendas por mês. O que não chega a ser um objetivo inalcançável, uma vez esta nova versão tem preço e conteúdo para brigar no segmento de compactos, com intermediárias de Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker (Texto de Eduardo Rocha, fotos de divulgação) .

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