O novo estilo da BMW
Eduardo Rocha
O novo estilo da BMW

Futuro próximo

iVision Neue Klasse traz a ideia da BMW para a próxima geração sem esquecer a tradição

por Marcelo Palomino, de Munique

Autocosmos.com/Chile

Exclusivo no Brasil para Auto Press

Em março de 2022, o CEO do BMW Group, Oliver Zipse, anunciou o lançamento de um Neue Klasse até 2025. Traduzindo: uma nova família de veículos que serão elétricos, digitais e sustentáveis ou circulares – totalmente recicláveis –, os três pilares para a construção dos futuros modelos da BMW. Neue Klasse, ou Nova Classe, não é um nome que nasceu agora para designar os futuros modelos da marca. A expressão é usada desde que uma gama específica de compactos BMW que foi apresentada no Salão de Frankfurt de 1961. Neste caso, era o BMW 1500 sedã , que entrou em produção e ficou em linha com sucesso até 1972. O modelo deu origem aos modelos 1600, 1800 e 2000 e podem ser considerados os antecessores diretos do Série 3. Ele foi projetado pelo titã da marca, Wilhelm Hofmeister, que formulou a identidade esportiva da marca com os e dá nome à dobra presente na última coluna dos BMW, chamada de Hofmeister Kink.

Esse detalhe estético obviamente está presente no iVision Neue Klasse apresentado no Salão de Frankfurt deste ano. A BMW decidiu usar este nome para a sua futura família de veículos, e tem vindo a apresentar-nos diferentes visões de como será com a intenção de repetir o impacto positivo que o BMW 1500 significou para a marca há 60 anos, quando pavimentou o caminho para se tornar uma marca premium. Esse é o terceiro conceito criado no desenvolvimento dessa nova classe. O primeiro, iVision Circular, focou na sustentabilidade, enquanto o segundo, iVision Dee (de Digital Emotional Experience), se concentrou na interface digital. O modelo apresentado agora evoluiu na conceituação da linguagem de design e na tecnologia que nascerão com o início da produção em 2025.

Desde o primeiro olhar, fica evidente que o Neue Klasse é o início de algo realmente novo. É como voltar à essência da BMW, mas com uma proposta extremamente atual. Pelo formato e pela silhueta, tão ligados ao DNA estilístico da marca, é indiscutivelmente um BMW. Talvez se o que mais chame a atenção no sedã-conceito é que, em um mercado que sofre uma epidemia de SUVs, a fabricante alemã decidiu projetar o futuro através de um sedã. Há toda uma declaração de intenções da BMW, de não abandonar os formatos que bem-sucedidos e simbólicos de sua história. A BMW não aponta o posicionamento do Neue Klasse na gama, mas tudo leva a crer que ele pode substituir ou pelo menos compartilhar o mesmo segmento do Série 3.

O iVision Neue Klasse é um sedã à moda antiga, com elementos clássicos em todos os sedãs BMW. São quatro portas e três volumes bem marcados, sendo o primeiro bem maior que o último. Os balanços extremamente curtos, especialmente na dianteira. A cabine é bem recuada, para encaixar o bem no meio dos dois eixos, e a rodas são hiperbólicas, detalhe que virou tradicional por dar uma postura agressiva aos modelos, mas que foi usado incialmente para encaixar os enormes discos de freios com que a marca sempre equipou seus carros. Não poderiam faltar, é claro, a grade bipartida, reforçada por uma fenda no capô, e a frente em ângulo negativo, no estilo nariz de tubarão. Por se tratar de um carro elétrico, a área da grade é fechada por uma tela com recursos de iluminação.

Nesse conjunto ótimo inusitado, o que parece ser frisos cromados é na verdade efeito das luzes. O sistema permite que o design seja modificado de acordo com vários fatores, como configuração do condutor ou situações de condução. Como sempre nos sedãs BMW, o capô é longo e o pilar A sobe suavemente por razões aerodinâmicas, começando bem atrás da roda dianteira. A linha das janelas corre abaixo da linha do capô e do porta-malas, o que aumenta muito a superfície envidraçada, e finaliza com o famoso Hofmeister Kink. A traseira tem linhas muito anguladas e um lanternas horizontais tão grandes que quase se tocam, com uma distribuição de luzes que criam um efeito 3D. Alguns elementos devem sair de cena no carro de produção, como os retrovisores muito finos, as rodas gigantes de 21 polegadas ou a ausência de maçanetas.

Por dentro, o Neue Klasse reafirma a intenção da BMW de criar uma experiência prazerosa e simplificada, apesar de oferecer inúmeros recursos. Isso explica o design interno minimalista e a estreia de uma nova geração do sistema iDrive, formulada para ser mais intuitiva e multissensorial, com foco no toque e interação vocal avançada. O novo iDrive traz um novo sistema operacional e substitui as telas tradicionais por quatro elementos centrais para controlar todas as funções para, segundo a marca, promover uma experiência digital imersiva.

O primeiro desses elementos é o Panoramic Vision Display, uma tela de 8 a 12 cm de altura, dependendo do modelo, que ocupa toda a parte inferior do para-brisa, de coluna a coluna, bem na altura dos olhos do motorista. É de alta definição e totalmente configurável e ali são exibidas todas as informações pertinentes à condução, mas também pode ser dividida de modo que os acompanhantes escolham seu próprio conteúdo. O segundo elemento é um head-up display 3D, com projeção de instrumentos, alerta e navegação. Outro é o novo volante multifuncional com duas pequenas telas táteis com interface multicamada. O quarto elemento é o novo controle iDrive do console com funções de toque intuitivas. A partir do volante e do iDrive é possível controlar todo o carro e assim a BMW elimina todos os vestígios de botões físicos no Neue Klasse.

A cabine traz quatro assentos individuais e, sendo um carro elétrico com uma plataforma semelhante a um skate, oferece um piso plano para uma habitabilidade muito generosa. Os acabamentos são livres de materiais orgânicos, como couro ou madeira, e também de cromo, elemento proibido nos futuros modelos BMW. Todo o interior é fabricado com matéria-prima de segunda utilização com um alto percentual de opções para reutilização. Pelo menos na unidade exibida, tudo o revestimento parece sintético demais, mas esse parece ser o caminho dos novos projetos de carros elétricos.

Na parte mecânica, inclusive, não há muito o que dizer do Neue Klasse, pois os dados não são definitivos. Quando chegar ao mercado em 2025, sabe-se que o modelo terá uma nova plataforma específica para carros elétricos e a sexta geração da tecnologia eDrive, que inclui nova bateria e trem de força. Em relação aos motores, o modelo poderá contar com um ou dois motores, que terão 40% mais potência que um motor elétrico atual com as mesmas dimensões. Em relação à bateria, a promessa é que seja 25% mais eficiente, com sistema de carregamento 30% mais rápido e alcance 30% maior, se comparado com um modelo atual com uma bateria de igual volume.

A marca aposta tudo em uma tecnologia de bateria de íons de lítio com células cilíndricas, como a usada pela Tesla, em vez de lâminas, como é usual atualmente. É como se fosse uma pilha domestica com 46 mm de diâmetro e altura variável, de acordo com o modelo. A BMW indicou que este design se integra melhor à estrutura do chassi, além de oferecer eficiência energética em 20% maior. Mais que o formato, a diferença maior está na nova composição química das células (mais níquel no lado catódico, mais silício no lado do ânodo e menos cobalto no total). O conjunto elétrico será de 800 volts e vai aceitar carregamento de até 500 ampères (o máximo atualmente é de 350 ampères). Nesses parâmetros, seria possível recuperar 300 km de autonomia com apenas 10 minutos de carga.

The post O novo estilo da BMW appeared first on MotorDream .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!