EV6 GT: elétrico e nervoso
Eduardo Rocha
EV6 GT: elétrico e nervoso

Grand Turismo multiuso

Crossover da Kia combina características de SUV, esportivo e sedã com luxo e desempenho

Jonatas Miranda

Autocosmos.com/México

Exclusivo no Brasil para Auto Press

Com o Kia EV6 GT, a fabricante sul-coreana dá um salto entre o que se conhece até agora de carros elétricos e o que vem por aí. O novo carro elétrico da Kia é crossover no verdadeiro sentido dessa classificação: ele tem características de SUV, de esportivo e de sedã – ele chega, inclusive, para ocupar o espaço do Stinger. Isso mostra quão disruptivo é. Por questões de design e aerodinâmica, no EV6 já não traz aquela ampla grade central, auxiliadas por entradas de ar inferiores, comuns na gama Kia. O modelo tem exatos 4,68 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 1,55 m de altura, medidas típicas do chamado segmento D ou médio-grande. Essas dimensões são formatadas em uma silhueta que exala minimalismo, mas que não esvazia a imagem de sofisticação. Mesmo com os acabamentos foscos que decoram a versão GT avaliada. No Brasil, o importador oficial da marca não tem planos imediatos de trazer o modelo.

A Kia decidiu chamar esta nova linguagem visual de Digital Tiger Face, uma evolução do Tiger Nose direcionada à eletrificação e tecnologia contida no EV6 GT. Nesse conceito, a grade central é estreita, totalmente selada e inclui uma câmara para alimentar os sistemas de condução autônoma. A frente é marcada pelo capô curvado com vincos marcados e os para-lamas saltados, como que para acomodar as rodas de 21 polegadas com pinças de freio em amarelo-ácido. A área dianteira inferior acomoda faróis de neblina e grade central com cortinas ativas. Dela surgem os conjuntos óticos triangulares, que se se estendem até a borda.

Nas laterais destacam-se as maçanetas escamoteáveis, um discreto vinco central nas portas e os difusores laterais na base. Os para-lamas traseiros são também salientes e são o ponto de partida para uma traseira bem ousada, onde as lanternas traseiras de led roubam a atenção com um design que percorre em arco toda a largura da tampa traseira. Uma moldura com acabamento em cromo escuro marca a divisão entre a tampa traseira e o para-choque; enquanto na área inferior há um difusor de dois tons. Sobre o vidro largo destaca-se um aerofólio superior.

Quando a Kia anunciou a chegada do seu primeiro desportivo elétrico, sabia-se perfeitamente para onde o EV6 deveria apontar. Assim como aconteceu quando a nova arquitetura E-GMP, do Grupo Hyundai, foi mostrada. Ela traz benefícios muito evidentes, como o ganho de espaço dentro do habitáculo – no caso, o EV6 GT tem nada menos que 2,90 metros de entre-eixos. Número que se traduz em conforto e ergonomia. Por dentro, o modelo mantém uma proposta tão ousada quanto a da carroceria. Materiais, design, componentes e tecnologia de primeira linha coexistem em um ambiente esportivo e sofisticado.

O volante esportivo multifuncional dá acesso à maioria dos menus para configuração do modelo. Os bancos esportivos são do tipo concha, com estofamento em camurça e couro sintético. A cor amarelo-ácido das pinças parecem foi replicada nas costuras internas. Toda a cabine tem revestimento escuro: colunas, teto, portas e painel. A fileira de trás tem excelente habitabilidade, com piso plano e bom espaço para as pernas. Por fim, o porta-malas tem uma capacidade de carga de 520 litros, expansível para 1.260 litros.

A presença do acabamento preto era inevitável em um modelo designado como GT, mas a Kia conseguiu compensar essa discrição excessiva com textura e iluminação na área central do painel. O painel digital e o monitor da central multimídia formam o que a Kia chama de tela panorâmica dupla e fica embutida no console. Este é o centro nervoso do EV6, com todas as informações sobre funcionamento, dinâmica, modos de condução, navegação, carregamento, faixas de consumo etc. Tudo está contido lá através de grafismos atraentes. Para completar, o sistema de áudio assinado pela Meridian é de primeira qualidade.

Embora o EV6 partilhe a plataforma E-GMP com o Hyundai Ionic 5, a Kia criou duas abordagens distintas para o seu primeiro modelo eletrificado. A versão GT-Line do Kia EV6 busca eficiência e desempenho energético. É a versão racional e bem comportado, já que traz um único motor elétrico traseiro de 217 cv e consegue estender sua autonomia até 500 km no WLTP (pela medição do InMetro, seriam em torno de 350 km. Já a versão GT avaliada é o oposto. Trata-se de um modelo rebelde, atlético e esportivo, que se destaca por ser competitivo.

A Kia configurou o EV6 GT para exibir potência de aceleração, dinâmica competente e até mesmo a capacidade de queimar os pneus com o simples toque do botão “GT” localizado no volante. Desconectar o controle de tração é o caminho mais curto para a diversão. Com isso, não é de espantar a autonomia limitada 370 quilômetros no WLTP (cerca de 260 km no sistema do InMetro), graças aos dois motores elétricos que despejam 585 cv nas quatro rodas, através de seus dois motores elétricos (Fotos de divulgação).

Impressões ao dirigir

Canhão hi-tech

Estar ao volante do Kia EV6 GT não traz uma sensação diferente da que provoca um Audi e-tron, um BMW X ou mesmo um Mercedes EQ. Ou seja: a intenção e o resultado obtidos pela casa sul-coreana demonstram grande progresso construtivo. Ou seja: parece e se comporta como um modelo de marca premium. A impressão de alta tecnologia começa com o cluster digital. A direção é comunicativa, sem atrasos. Como um bom elétrico, o EV6 não hesita na hora de acelerar.

A configuração da suspensão e a distância livre para o solo fazem com que nem de longe se parece um SUV. É estável, firme e muito controlado nas transferências de pesos em acelerações e frenagens. A instalação no piso da bateria de 77,4 kW rebaixa o centro de gravidade do carro. Nesta configuração, são espantosos 585 cv e 75,5 kgfm distribuídos pelos dois motores, um em cada eixo. A tração integral do EV6, porém, traz no limite reações exageradas. Em situações normais, há controle, firmeza e equilíbrio. Ao apertar o botão GT instalado no volante, o EV6 estará pronto para perder a compostura e a adrenalina começa a jorrar. Nessas horas, o rugido de um motor térmico faz falta, mas a potência que o modelo da Kia é capaz de liberar e, acima de tudo, a contundência com que libera, apesar de silenciosa, é um esculacho.

A Kia diz que faz o zero a100 km/h em 3,5 segundos (nossa melhor passagem foi de 3,8 segundos). Ou seja: tem potência e aceleração semelhante ao de um Porsche Taycan GTS Sport Turismo, mas custa menos da metade do preço (US$ 140 mil contra US$ 60 mil do EV6 GT). Os freios são soberbos. Boa mordida, fadiga moderada e pedal firme. Desde o primeiro momento em que se exige performance, a carga da bateria murcha. Normal e esperado. Embora não houvesse necessidade, o Kia EV6 GT pode recarregar sua bateria de 20% a 80% em quase 20 minutos em um carregador de corrente contínua de alta capacidade.

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