Bronco Raptor é imparável
Eduardo Rocha
Bronco Raptor é imparável

Fera indomável

Versão mais braba do SUV off-road da Ford é testado em seu habitat natural e surpreende

por Jorge Blancarte

Autocosmos.com/México

Exclusivo no Brasil para Auto Press

O nome Raptor impulsionou a Ford para desenvolver e criar variantes muito extremas para o 4X4. Atualmente a assinatura Raptor está presente na tradicional F-150 e na Ranger e também no Bronco, primeiro SUV a agregar o sobrenome Raptor. Como nos outros dois modelos, foi a equipe Ford Performance a responsável por fazer o trabalho de engenharia para transformar o modelo em uma fera brutal. Com a conveniência de ser um SUV, aspecto bastante atraente para um número cada vez maior de consumidores – tanto que a marca criou também o Bronco Sport , vendido no Brasil, que é bem menos valente.

O Ford Bronco Raptor avaliado trazia a cor laranja, que dá um toque muito atraente ao SUV. A versão traz também diversos elementos funcionais para capacitar plenamente as atividades off-road, como placas de proteção na parte inferior, para-lamas dianteiros com aberturas, pneus off-road com 37 polegadas (94 cm) de diâmetro e rodas de alumínio de 17 polegadas. A assinatura Raptor aparece nas tomadas de ar do capô e também na tampa traseira.

Na hora de embarcar no Bronco Raptor, a primeira mostra da preocupação da Ford em fazer um veículo durável é estribo lateral escamoteável em aço, que se esconde com o carro em movimento para não ser danificado nem ancorar em algum obstáculo durante o off-road.

Outro exemplo é que muitos dos botões ou controles são cobertos com plástico espesso, para evitar poeira, terra ou água. Os revestimentos dos assentos, por outro lado, são feitos de couro sintético, laváveis, de boa qualidade. Um elemento que denota a versatilidade e também reafirma o estilo aventureiro é o teto removível.

Outro aspecto a destacar é o uso de muitos detalhes em laranja, gerados pela combinação perfeita com o exterior. Estão nas saídas de ar, no volante, painéis das portas, saídas de ar, encosto do banco, a inscrição Bronco no console frontal e no botão G.O.A.T, que controla os modos de tração. Por sua vez, o emblema Raptor aparece na base do volante, encosto do banco e apoio de braço central.

Cinco pessoas podem viajar confortavelmente, com muito espaço para as pernas como cabeça. O acesso é facilitado pelo estribo, uma vez que é um veículo muito alto. Em relação à tecnologia, possui um painel digital configurável e também uma tela da central multimídia de 12 polegadas com sistema SYNC4, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Como de costume nestes dispositivos Ford, é muito amigável com operação bem intuitiva.

Outros destaques no interior são o freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado automático duplo, carregador por indução, sistema de som B&O, da B&O, Bang & Olufsen, com 10 alto-falantes e subwoofer, câmera 360º e sistema FordPass Connect, com funções remotas através do celular. Assim como vem do mais completo em equipamentos, também vem carregado com elementos de segurança, como seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma e outros recursos ADAS.

O Bronco Raptor vem com a motorização mais extrema oferecido pela Ford na linha. Sob o capô ele traz o motor twinturbo 3.0 V6 Ecoboost, que rende 406 cv de potência e 61 kgfm de torque e oferece um desempenho impressionante para qualquer situação de condução. A transmissão é automática de 10 marchas, semelhante à usada no Mustang e na Transit, tração 4X2 com 4X4 e reduzida, desconexão da barra estabilizadora frontal para ampliar o curso da suspensão, amortecedores de válvula ativa de rigidez variável e sete modos de condução: Normal, Sport, Rain/Slippery, Trailer/Drag, Off-Road, Rock-Crawl e Low. Diferenciais dianteiro e traseiro bloqueáveis (Fotos de divulgação).

Impressões ao dirigir

Destruidor de obstáculos

A princípio, o Ford Bronco não é feito para uma estrada normal, mas par enfrentar terra, rocha, areia e outros desafios. Mas embora este SUV seja radical, ele é feito para tudo. E enfrentar a selva de asfalto é uma moleza para ele. Com uma suspensão bem elevada com pneus de perfil altíssimo, passa por qualquer deformação no caminho sem tomar muito conhecimento, sejam buracos, barro ou trechos inundados até 94 cm (mesma altura do pneu). Já em estrada, se mostra estável e bem equilibrado nas retas e nas curvas. A sensação de balanço é perceptível, mas nada grave.

Por ter um motor potente, a resposta de aceleração é mais do que suficiente nas arrancadas e nas recuperações de velocidade. As trocas de marcha são muito suaves, praticamente nem são sentidas. A resposta da direção é direta, dócil para se mover facilmente no trânsito e rígida em altas velocidades, para fazer curvas com confiança. Por fim, algo a notar é que acima de 130 km/h, o ruído gerado pelo vento nos grandes espelhos e nos pneus incomoda um pouco na cabine.

Mas o habitat natural deste SUV é mesmo o off-road. Nesta avaliação, o Bronco Raptor foi submetido a situações de falta de aderência, flexão em rochas, inclinações laterais e também subidas e descidas de encostas íngremes. Em todos saiu tão triunfante que fez parecer quer tudo era fácil, mas não era. Com o motor potente, grande capacidade 4X4, sistema de tração G.O.A.T e com o recurso de desarmar a barra estabilizadora permitem que suba, ultrapasse ou atravesse o que vier pelo caminho.

Além de todas as características que tem para o 4X4, o Bronco Raptor ainda é confortável, bem equipado, seguro e muito completo. É preciso destacar, porém, que consome gasolina vorazmente, mas não a ponto de incomodar quem se dispõe a desembolsar por um automóvel mais de US$ 75 mil, o equivalente a R$ 380 mil. Se fosse importado para o Brasil, teria um preço por volta de R$ 700 mil.

The post Bronco Raptor é imparável appeared first on MotorDream .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!