BYD Shark: carga elétrica
Divulgação
BYD Shark: carga elétrica

Fome de mercado

BYD apresenta no México a picape média híbrida Shark, que chega ao Brasil ainda este ano

por Esaú Ponce

Autocosmos.com/México

Exclusivo no Brasil para Auto Press

Depois de tantas prévias e vazamentos, a BYD finalmente apresentou a picape híbrida Shark. A apresentação global aconteceu na Cidade do México e revelou um modelo que promete esquentar um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. O design externo tem uma clara inspiração na versão elétrica da Ford F-150, a Lightning. É um atalho lógico, pois a picape norte-americana é uma das principais referências globais. Não é, no entanto, uma cópia tosca. A BYD Shark mantém traços de personalidade própria, como a grade com o nome da marca em tamanho grande. A marca afirma que o design frontal do Shark é inspirado na boca aberta de um tubarão. As demais linhas são retas e musculosas, com superfícies lisas e grandes lanternas traseiras, também interligadas por uma grossa barra de led que atravessa a porta traseira.

Esta picape é montada na plataforma DMO e traz suspensões independentes nos eixos dianteiro e traseiro. A propulsão é feita por um sistema híbrido plug-in de potência final de 430 cv, composto por um motor turbo 1.5 litro a gasolina, que trabalha em conjunto com um par de motores elétricos. Esse sistema consegue acelerar os 2.665 kg da picape de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A caçamba oferece área para 1.450 litros com 835 kg de capacidade de carga – o que representa um PBT de 3.500 kg, no limite da habilitação de categoria B.

A bateria de fosfato de ferro de lítio tem 29,6 kWh de capacidade e é composta por lâminas, do tipo Blade, que se integra ao chassi. A Shark PHEV possui uma autonomia total de 840 km, com cerca de 100 km feitos de forma totalmente elétrica – isso mensurado pelo generosíssimo método NEDC – New European Driving Cycle. Nessa conta, o consumo combinado é de 13,3 km/l. A Shark é uma picape média do calibre da Ford Ranger, mas é uma das maiores do segmento, com 5,47 metros de comprimento por 1,97 m de largura, com 3,26 m entre-eixos –15 cm maior no comprimento com o mesmo entre-eixos.

O interior traz um design reto, onde se destaca a tela da central multimídia com 12,8 polegadas e o painel de instrumentos digital em tela de 10,25 polegadas. A marca declara ser uma cabine “ robusta, luxuosa e tecnológica ”. O icônico recurso de karaokê e da tela giratória estão presentes. Os destaques incluem a câmera de visão ultra grande angular de 540º, bancos ventilados e aquecidos na frente e com reclinação de 27° nos encostos na segunda fila. Em termos de segurança, a Shark conta com seis airbags e condução autônoma de nível 2, com 10 funções ADAS como cruise control adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa.

O México, a Shark chegará ao mercado mexicano ainda no primeiro semestre, com preços de 899.980 pesos na versão GL e 989.800 pesos na top GS – equivalentes a R$ 274 mil e R$ 301 mil. No Brasil, a previsão é que seja lançada este ano. De acordo com a BYD, ao final de um ano, o Shark pode representar uma economia aproximada de 1.000 litros de gasolina, em comparação com uma picape a gasolina convencional.

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